Pular para o conteúdo

MeuMadrid

Modric e a saúde física: jogador é o que menos descansa na LaLiga

Em um ano atípico por conta da Covid-19, a saúde física dos jogadores ganhou mais destaque no cenário futebolístico. Com a parada neste ano, o retorno do futebol ficou mais corrido e o pouco tempo para descanso acabou sendo engolido pelo calendário europeu, que ainda conta com as datas internacionais da FIFA. Analisando friamente os dados, um exemplo claro de pouco descanso é de Luka Modric, do Real Madrid.

O croata que completou 35 anos em setembro deste ano, não vem recebendo um descanso adequado como aconteceu em outras temporadas. Segundo informações retiradas do banco de dados ProFootballDB, o meia é o jogador que menos descansou na atual temporada da LaLiga com média de 3,52 dias entre as partidas disputadas.

Podemos apontar duas variáveis a partir disso, sendo a primeira como destaque para o vigor físico de Modric que, aos 35 anos ainda consegue render em um bom nível nas partidas, e a segunda seria o quanto isso pode ser prejudicial visto que a qualquer momento pode ocorrer uma lesão causada pelo desgaste.

Lesões e covid-19 preocupam comissões

O mês de novembro parece ter sido o mais desgastante e preocupante para os clubes devido a grande sequência de jogos, mesclado com as paradas internacionais. Dito isto, o ProFootballDB aponta que houveram 250 baixas por lesões nesta temporada – seja muscular ou pela covid.

Porém, o número mais preocupante é a quantidade de afastamentos ocasionados no penúltimo mês do ano: foram 92 baixas, sendo 18 por causa do coronavírus e 74 lesões. O Real Madrid é uma das vítimas, tendo perdido Carvajal, Odriozola, Ramos, Militão, Valverde, Hazard, Benzema e Jovic, seja por lesões ou pela doença só neste mês.

Como o Real Madrid sofreu problemas no seu meio-campo com Casemiro que recentemente testou positivo para o coronavírus, Modric virou peça-chave na posição estando presente juntando LaLiga e Champions League saindo como titular em seis das últimas seis partidas.

O debate em torno do tema ganhará mais capítulos já que os técnicos nas coletivas de imprensa estão mostrando-se preocupados com a alta carga de jogos que afeta o rendimento dos jogadores. Zidane já declarou sua preocupação na prévia da partida contra o Villarreal, no final do mês de novembro: “Penso na saúde dos jogadores e não param nunca. Estou preocupado, é demais.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *