A vitória em casa deixou o clube merengue próximo dos líderes da competição e coloca pressão na Real Sociedad
O Real Madrid conquistou sua terceira vitória consecutiva na LaLiga após vencer o Athletic Bilbao pelo placar de 3 a 1 nesta terça-feira (15), em jogo válido pela 19° rodada – adiantado por conta do Supercopa da Espanha em janeiro.
No estádio Alfredo Di Stéfano, Karim Benzema novamente apareceu como artilheiro e com dois tentos anotados, foi o grande nome da noite e ajudou o time merengue a encostar de vez nos líderes da competição e botar uma leve pressão na Real Sociedad.
O resultado colocou o Real Madrid na segunda colocação com 26 pontos. Na rodada ‘normal’, no próximo fim de semana, os comandados de Zinedine Zidane visitam o Eibar, no próximo domingo (20).
Arbitragem em foco e merengues com um a mais
A pressão inicial do Real Madrid era a nítida, mas também acompanhada por uma forte marcação imposta pelo Athletic Bilbao. No entanto, o cenário mudaria logo aos 13 minutos de jogo com a expulsão de Raúl Garcia, que pegou duas vezes Toni Kroos por trás.
Mas a arbitragem acabou sendo o centro das atenções. Apesar de acertar na expulsão do meia espanhol, um minuto antes, Inaki Williams acabara por finalizar para o gol de Courtois, mas que sofreria uma carga de Carvajal dentro da área, resultando em um pênalti não marcado e tampouco revisado pelo VAR.
A arbitragem voltaria a ser questionada por um lance que envolveria o defensor Capa e o atacante Vinicius Júnior. Na disputa, o brasileiro tentou um drible na área, mas a bola bateria na mão do espanhol. Novamente o lance foi ignorado pelo juiz e pelo VAR.
Baixa produtividade ofensiva e gol de alívio
Falando tecnicamente do jogo, o Real Madrid era bastante superior no confronto. A princípio encontrava os espaços no setor defensivo do Bilbao, dessa forma empurrava o time basco ainda mais para trás e frequentemente flertava com o gol de Unaí Simon, entretanto, pouco finalizava a gol.
A primeira finalização ao gol do Real Madrid sairia somente aos 40 minutos de jogo, após cruzamento de Modric e chute de Vinícius que pararia em Simon. Além disso, Valverde também teve uma oportunidade na pequena área, mas desperdiçou.
Pressionando cada vez mais, os merengues por fim, finalmente acharam o gol que daria uma tranquilidade para o segundo tempo. Aos 46, Valverde e Vinicius trocaram passes na área e o brasileiro trabalhando de pivô, rolou para Kroos chegar de trás e soltar a pancada no canto do goleiro: 1 a 0.
Fragilidade defensiva e um novo jogo
O modo como o Bilbao retornou para o segundo tempo parece ter surpreendido a defesa merengue. Uma fragilidade que não foi vista nos últimos dois jogos, acabou aparecendo com a jogada intensa criada por Capa desde o campo defensivo.
Aos 52 minutos, o lateral espanhol saiu do campo defensivo para puxar o ataque, passou por Vinicius e tocou para De Marcos na direita. O meia com um toque desestabilizou Mendy e Ramos, deixando Capa frente a frente com Courtois, que defendeu a primeira finalização, mas não a segunda: 1 a 1.
Logo depois de sofrer o gol de empate, Zinedine Zidane já mexia algumas peças no tabuleiro e precisou chamar Isco e Asensio para voltar a ter o controle do jogo. As entradas foram nos lugares de Vinicius e Valverde – este último que retornava de lesão recentemente.
E quem tem Karim, tem gol
Com as mudanças, o Real Madrid empurrou novamente o time basco para a defesa e dessa forma, conseguiu encontrar espaços, mas falhava na construção ofensiva para finalizar ao gol defendido por Simon.
Mas também, uma jogada bastante conhecida do time merengue resultou no segundo gol através da cabeça do artilheiro francês. Aos 71 minutos, Carvajal recebeu escanteio curto e cruzou em direção a segunda trave e lá estava Benzema para cabecear no canto do goleiro: 2 a 1.
Ainda no final, deu tempo para um lance crucial de Courtois e maestria de Karim Benzema para ampliar o placar. Aos 91 minutos, Vesga recebeu na área e saiu frente a frente com o goleiro belga, mas o goleiro se agigantou e defendeu de forma brilhante a bola. No contra-ataque, o centroavante recebeu na frente, tabelou com Modric e ao receber na área, bateu cruzado sem chances para Simon: 3 a 1.
Ficha Técnica:
Real Madrid 3×1 Athletic Bilbao
Data: 15 de dezembro de 2020, terça-feira
Local: Estádio Alfredo Di Stéfano, Madri (ESP)
Gols: Kroos 46′, Benzema 74′ | Capa 52′
Cartões Vermelho: Raúl Garcia 13′
Real Madrid: Courtois; Carvajal, Varane, Ramos e Mendy; Valverde (Isco), Kroos e Modric; Vazquez (Rodrygo), Vini Jr (Asensio) e Benzema; Técnico: Zinedine Zidane
Athletic Bilbao: Simon; Capa (Lekue), Yeray, I. Martínez e Berchiche; Dani Garcia, Vencedor (Vesga), De Marcos (Muniain), Raul Garcia e Berenguer (Córdoba); Williams (Villalibre); Técnico: Gaizka Garitano
Pingback: Benzema sobre vitória: "Estamos em um bom caminho"
Pingback: Fede Valverde: “Conseguimos uma excelente vitória”
Pingback: Real Madrid treina em Valdebebas e já foca no duelo contra o Eibar
Pingback: Lucas Vázquez atinge 150 jogos na LaLiga pelo Real Madrid
Pingback: Há três anos, Real Madrid derrotava Grêmio no Mundial de Clubes; confira