Eden Michael Hazard, 7 de janeiro de 1991 (28 anos) é o novo jogador do Real Madrd. Líder em dribles no futebol europeu desde a temporada de 2013/2014, nesta matéria vamos conhecer um pouco dos números que levaram o belga até a capital espanhola.
A descoberta de uma promessa
Muitos conhecem Eden Hazard desde os tempos de Lille, porém, poucos sabem que antes de chegar ao Lille, Hazard jogou em dois clubes juvenis belgas, um deles, o clube do seu antigo bairro: Royal Stade Brainois. Cinco anos depois, foi transferido para o AFC Tubize. Infelizmente, não consegui encontrar registros/dados de quantidade de jogos, gols e assistências do Belga pelo clube. Recentemente, Hazard se tornou embaixador do Stade de Brainois.
Jogando pelo Tubize, Hazard foi descoberto por um olheiro do Lille, em um torneio local, após a competição os dirigentes do clube se reuniram com os pais do jogador, o que culminou em um contrato de três anos com o clube francês.
Três anos glamourosos na França
Eden Hazard estreou pelo Lille no dia 27 de setembro de 2007, em um amistoso contra o Club Brugge. Aproximadamente 1 ano depois, em partida válida pela League 1, o belga balançava as redes pela primeira vez em território francês: Contra o Auxerre no dia 20 de setembro de 2008.
Pelo Lille, Hazard conseguiu feitos maravilhosos logo em sua primeira temporada: Foi eleito o melhor jovem do ano da League 1, se tornando o primeiro não-francês a conseguir tal feito, Eden também conseguiu o marco de se tornar o jogador mais jovem da história do Lille a marcar um gol oficial.
Sua temporada de maior destaque jogando na França foi a 2010/2011, quando liderou o time em um doblete nacional: Ganhou a Copa Francesa, quebrando um jejum de 56 anos sem copa do LOSC, em cima do favorito PSG por 1×0 e, faturou a Liga Francesa com duas rodadas de antecedência, ficando 8 pontos a frente do segundo colocado. Dois feitos que o fizeram jogador do ano na França, mais uma vez sendo o jogador mais novo a vencer tal prêmio (20 anos).
Em 2011, Eden Michael acumulou um total de 49 partidas jogadas, marcando 22 gols e dando 19 assistências. Participando de gols em incríveis 41 das 49 partidas jogadas por ele.
Pelo Lille OSC, Hazard acumulou um total de 194 partidas, 50 gols e 46 assistências em três anos de clube. Sendo vendido ao Chelsea por 35M€, se tornando a venda mais cara da história do clube.
A seleção
Hazard estreou na seleção da Bélgica em novembro de 2008, em um amistoso contra a seleção de Luxemburgo. Mas só foi convocado para um torneio oficial somente em 2014 (Copa do Mundo), não rendeu o esperado e saiu da competição sem marcar gols ou dar assistências.
Na Eurocopa de 2016, Hazard participou de 5 gols em cinco partidas que disputou sendo 4 assistências e 1 gol marcado, foi eleito o Man of the Match por duas vezes no torneio, também completou 23 dribles, mais que qualquer jogador do torneio.
No Mundial de 2018, Eden se tornou o 4° jogador que mais completou dribles (40) em uma Copa do Mundo; ficando atrás de Maradona (56), Jairzinho (47) e Messi (46). Foi eleito o Man of the Match três vezes e ganhou a bola de prata do torneio, além de conquistar o terceiro lugar inédito na história da seleção.
Pela seleção, até a presente data desta publicação, Hazard têm 100 jogos e 30 gols, é o camisa 10 e também capitão da equipe.
A ida à Londres e a confirmação de um craque
28 de maio de 2012, Hazard assina contrato com o Chelsea e passa a ser jogador dos blues. Logo em suas primeiras partidas ele encanta os torcedores: Nos dois primeiros jogos somou um total de 4 assistências e um pênalti sofrido.
Logo em sua primeira temporada (2012/2013), o belga marcou 13 vezes, deu 21 assistências e de quebra ainda levantou a taça da Europa League.
Duas temporadas depois volta a levantar uma taça, dessa vez de um campeonato nacional: Premier League. Eden atuou em todas as rodadas do campeonato, fez 14 gols e deu 9 assistências. O belga voltaria a levantar uma Premier League na temporada 2016/2017, quando marcou 16 gols e deu 5 assistências.
Faturou duas copas nacionais pelo time londrino, Copa da Liga Inglesa e Copa da Inglaterra, sendo seu título mais recente com a camisa azul.
Na temporada 2018/19, Eden Hazard fez 37 jogos, 16 gols e 15 assistências. Participando de 84% dos gols do time, faz um gol a cada 165 minutos e tem uma eficácia de 67% nos dribles por jogo.
Durante 7 temporadas no Chelsea, Hazard não conquistou títulos apenas em duas delas. Ao todo são 350 jogos, 108 gols e 84 assistências.
Na Liga dos Campeões
Por mais destaque que o belga tenha em competições nacionais e pela seleção, Eden não consegue repetir o alto nível das atuações em noites de Champions League. Com 44 partidas jogadas, o belga tem 8 gols marcados e 9 assistências dadas.