Real Madrid venceu Getafe e assume o segundo lugar da LaLiga, após partida com surpresas táticas de Zidane
O Real Madrid recebeu o Getafe no Alfredo Di Stéfano nesta terça-feira (9), em partida adiada válida pela primeira rodada da LaLiga. Com gols de Karim Benzema e Ferland Mendy, os merengues venceram por 2 a 0 e saíram bem no desafio que contava com muitos desfalques.
Além disso, o confronto contou com uma surpresa na escalação e, principalmente, na variação tática colocada em prática pelo técnico Zinedine Zidane.
Com a vitória, o time assume a segunda posição com 46 pontos, ficando assim, cinco pontos atrás do então líder Atlético de Madrid. O próximo compromisso do merengues é domingo, dia 14 contra o Valencia.
Processo de reconhecimento do adversário
Não tão diferente de seus últimos jogos, o primeiros minutos de Madrid em campo foram de muita tranquilidade, abrindo mais oportunidades para o adversário. Porém, logo no minuto quatro, veio a primeira chance do time merengue, em cobrança de falta, que infelizmente não chegou a ser finalizada na rede.
Após a chance da falta que veio do lado esquerdo, em jogada explorada por Vinicius Júnior, o Madrid pareceu se abrir mais para o jogo. Dentro de suas características, passou a conhecer melhor a falta de organização do meio de campo do Getafe, que estava aproveitando bolas longas para explorar as chances na saída de bola merengue.
Com 13 minutos Benzema teve uma chance de cabeceio, a partir de escanteio cobrado por Luka Modric, porém acabou acertando direto o travessão do goleiro Sória. Em campo, a partida seguiu por bom tempo sem muitas surpresas e sustos, com os dois times aproveitando chances de criação.
O primeiro tempo acabou sem gols, com 69% da posse de bola para o Madrid e sete finalizações no total. Apesar de muito criar e se defender bastante, foi para o intervalo sem abrir o placar. O destaque deste primeiro tempo ficando para o retorno de Marcelo como titular, o brasileiro foi usado como uma peça para a saída de bola do time de Zidane, que apostou na linha de três zagueiros.
Cruzamentos precisos abrem o placar
De volta para o segundo tempo sem alterações, o time de Zidane foi para campo com mais intensidade e em pouco menos de cinco minutos já contava com uma grande chance de finalização, infelizmente defendida por Sória. A intensidade permaneceu e o Madrid continuou aparecendo mais insistente pelo lado esquerdo do Getafe.
Os azulones não deixaram muito fácil a infiltração merengue e continuaram em uma marcação alta, forçando as chances contra as saídas de bolas da defesa composta por Varane, Mendy e Nacho. Estendendo o ritmo para contra-ataques do Real Madrid e o retorno do Getafe nas inversões após travar a finalização.
Com 60 minutos, Asensio, na entrada da grande área, retorna a jogada de toques rápidos para Nacho, o camisa seis abriu para o lado direito ao tocar para Vinicius Junior e Karim Benzema recebeu dentro da grande área um belíssimo cruzamento do ponta, finalizando de cabeça direto para a rede. Placar aberto, 1 a 0 para o Real Madrid.
Mantendo o ritmo mais ofensivo, criando mais e explorando as inversões de pontas, o segundo gol saiu seis minutos depois do primeiro.
Desta vez a jogada teve início com Arribas e Marcelo em uma troca de passes até chegar na linha de fundo do lado esquerdo, o último toque saiu dos pés do brasileiro em mais um cruzamento no jogo, com finalização de Mendy. O francês estava atento no caminho da bola e escorregou o corpo para a alcançar, mandando direto para o gol. Amplia o Madrid, 2 a 0.
A partida terminou em 2 a 0 para o Madrid. O destaque final ficou para a variação tática de Zidane por conta dos desfalques de seu time principal, a maioria por lesão e apenas Toni Kroos por cumprir suspensão após receber cartão amarelo na partida anterior contra o Huesca, atingindo o limite.
Mesmo com boas chances do Getafe, o goleiro Courtois não teve problemas em sua meta e pouco se movimentou. Em campo, o Madrid apresentou boa utilização e movimentação com Marcelo sendo mais presente pelo meio e uma linha de três zagueiros.
Ficha técnica
Real Madrid 2×0 Getafe
Local: Alfredo Di Stéfano, Valdebebas – Madrid/Espanha
Data e hora: 9 de fevereiro de 2021, 17h do horário de Brasília
Gols: Benzema 60′, Mendy 66′
Real Madrid: Courtois; Nacho, Värane; Park (Arribas), Casemiro, Modric, Marcelo (Chust); Vinicius Júnior, Benzema, Asensio (Isco); Técnico: Zinedine Zidane
Getafe: Soria; Oliveira, Chakla, Cabaco (Timor), Suárez; Cucurella (Unal), Arambarri, Maksimovic, Portillo (Aleñá); Hernandéz, Rodríguez (Kubo); Técnico: José Bordarlás
Foto destacada: GABRIEL BOUYS / AFP via Getty Images
Pingback: Marcelo deixa partida com dores e pode aumentar lista de desfalques
Pingback: Zidane destaca resultado positivo: "Nosso dever é lutar até o final"
Pingback: Nacho Fernández chega a 150 vitórias pelo Real Madrid