Pular para o conteúdo

MeuMadrid

Real Madrid empata com Cádiz e põe fim à sequência de vitórias

Real Madrid empata com Cádiz e põe fim à sequência de vitórias

Em jogo 100 de Vinícius Jr. por LaLiga, Real Madrid foi travado em casa e agora fica de olho em jogo do Sevilla

O Real Madrid recebeu o Cádiz neste domingo (19) em um jogo válido pela 18ª rodada de LaLiga e não conseguiu passar pela defesa do time de Andaluzia, que segurou o 0 a 0 até o final. Na 100ª partida de Vinícius Jr. e 400ª de Benzema pelo campeonato espanhol, as duas estrelas do Real Madrid não conseguiram deixar sua marca e pararam nas grandes atuações do goleiro Ledesma e do lateral Akapo. Mesmo líder isolado, o time merengue fica de olho no resultado do próximo jogo do vice-líder Sevilla, que pode diminuir a diferença entre as equipes para três pontos.

Adaptações a desfalques e a tática de Ancelotti

O Real Madrid não foi a campo com o time ideal pois a lista de relacionados contava com 9 desfalques, 6 deles por Covid-19. Lucas Vázquez voltou a figurar na lateral-direita por causa de um problema muscular de Carvajal, enquanto a ausência de Modric por causa da Covid deu espaço a Valverde no time titular. Hazard aproveitou que Asensio e Rodrygo não estavam disponíveis e, assim, voltou a figurar entre os 11 iniciais após 14 jogos consecutivos no banco. O resto do time, no entanto, era formado pelos jogadores ideais nas posições.

Mapa de calor de Eden Hazard. Imagens do jornal Marca.

Começando no típico 4-3-3 de Ancelotti, o Real Madrid contava com algumas variações. Com Vinícius Jr. inquestionável na ponta-esquerda, Hazard foi empurrado para o lado direito do ataque. Assim, ele centralizava para abrir o corredor para Lucas Vázquez quando o Real Madrid tinha a bola. Pela esquerda, Vinícius e Mendy se revezavam para atuar por dentro e por fora, e Benzema ficava no centro do ataque.

A troca de Modric por Valverde não mudou muito a dinâmica do meio de campo, que continuou formado por três jogadores com Casemiro mais atrás e Kroos distribuindo o jogo. Valverde compunha o setor mais à direita, interagindo com Hazard e Lucas Vázquez. O setor esquerdo contava com os avanços de Alaba.

O jogo marcou eventos importantes para Vinícius e Benzema, que completavam 100 e 400 jogos por LaLiga respectivamente. Além disso, o atacante francês fazia 34 anos no dia da partida.

Primeiro tempo travado, mas sem sustos

O setor defensivo do Cádiz começava a mostrar sua efetividade já no primeiro tempo, pois sobrecarregava o setor esquerdo para impedir os avanços de Vinícius Jr. e protegia a entrada da área. Assim, o brasileiro não conseguiu completar seus lances habituais e Benzema, no centro do ataque, também teve sua zona de atuação travada. Pelo lado direito do ataque, Hazard sentiu a falta de ritmo de jogo e pouco fez na primeira etapa, enquanto Vázquez insistia em cruzamentos na área.

Assim, anulando a amplitude do ataque do Real Madrid e travando a entrada da área, o Cádiz conseguiu frear os atacantes madridistas e o time da casa só conseguiu circular a bola pela intermediária adversária. Assim, as principais armas do Real Madrid foram os chutes de fora da área; das 8 finalizações da equipe merengue, 6 foram de fora da área.

Kroos, Mendy e Valverde já tinham tentado chutes à distância, mas foi o uruguaio que teve mais sucesso. Aos 22 minutos, o chute do meio campista forçou uma grande defesa do goleiro Ledesma. O Real Madrid voltaria a ter chutes de longe com Valverde, novamente, aos 34 minutos, e com Kroos aos 46, mas sem perigo. O Cádiz apostava nos contra-ataques e até arrancou um cartão amarelo de Casemiro em um deles, mas tampouco teve sucesso. Por fim, o primeiro tempo se resumiu a uma posse de bola alta (83%) mas inútil do Real Madrid, que não sofreu mas também não ofereceu perigo ao Cádiz.

Segundo tempo animador e as grandes atuações de Ledesma e Akapo

O volume ofensivo do Real Madrid aumentou exponencialmente na segunda etapa. As 8 finalizações do primeiro tempo pularam para 28 no segundo, sendo 17 dessas de dentro da área. As principais mudanças foram uma maior liberdade de Hazard para atuar mais centralizado, além de avanços mais frequentes do zagueiro Alaba. Além disso, uma troca de posição mais fluida no ataque do Real Madrid confundiu a defesa do Cádiz, que sofreu e teve que contar com as grandes atuações de Ledesma e Akapo para segurar o 0 a 0.

Ledesma, goleiro argentino, teve uma noite gloriosa no Santiago Bernabéu. Começando com uma cabeçada de Hazard no canto do gol logo aos 10 minutos do segundo tempo, que o argentino se esticou e mandou para escanteio, a atuação de Ledesma continuou impecável. 4 minutos depois, Vinícius chutou de dentro da área para outra defesa do goleiro.

Além disso, o argentino parou 3 grandes chutes do aniversariante Benzema; um aos 7 minutos, mas Benzema estava impedido. O segundo foi aos 36 do segundo tempo, em uma cobrança de falta e o último já nos acréscimos. Desse modo, Ledesma terminou a partida com 9 defesas, sendo 6 delas de chutes de dentro da área, e levando o troféu de melhor em campo.

Akapo, lateral direito da Guiné Equatorial, também brilhou contra o Real Madrid. Além de dois chutes perigosíssimos de Vinícius aos 16 e 17 minutos travados, duas bolas tiradas da área aos 34 minutos e um corte providencial logo no começo do segundo tempo foram os principais lances do lateral, que terminou o jogo com 7 bolas tiradas, 4 chutes bloqueados e 2 interceptações.

Saldo final e foco nos próximos jogos

Mesmo com as alterações e inúmeras tentativas, o Real Madrid não conseguiu sair do 0 a 0 e amarga um empate em casa no último jogo do ano. O time da capital termina o ano na liderança com 6 pontos a frente do vice-líder Sevilla, que conta com um jogo a menos e pode diminuir essa diferença para três pontos na próxima terça-feira, quando enfrenta o Barcelona.

Real Madrid 0×0 Cádiz
Data: 19 de dezembro de 2021, domingo
Local: Estádio Santiago Bernabéu, Madri (ESP)

Real Madrid: Courtois; Lucas Vázquez, Militão, Alaba, Mendy (Nacho); Casemiro, Kroos, Fede Valverde (Jovic); Vini Jr, Eden Hazard e Karim Benzema. Técnico: Carlo Ancelotti.

Cádiz: Ledesma; Akapo, Juan Cala, Fali, Alfonso Espino; Alejo (Ivan Chapela), Alarcón (Marcos Mauro), Jonsson (Álvaro Batisda), Rúben Sobrino; Lozano (Negredo) e Álex Fernandez. Técnico: Álvaro Cervera.

1 comentário em “Real Madrid empata com Cádiz e põe fim à sequência de vitórias”

  1. Pingback: Ancelotti após empate contra o Cádiz: "Foi um jogo difícil e complicado"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *