Real Madrid visitou o Athletic Bilbao em jogo único pelas quartas de final da Copa do Rei, mas foi eliminado da competição jogando mal
Pelas quartas de final da Copa do Rei, o Real Madrid visitou o Athletic Bilbao em jogo único e foi eliminado pelo placar de 1 a 0 no San Mamés. O time merengue sofreu com a marcação e com as transições rápidas do Bilbao, sentiu os desfalques e, desse modo, não mostrou grande futebol na eliminação.
Vinícius Júnior e Rodrygo voltaram desgastados da seleção e Benzema desfalcou o Real Madrid, prejudicando, portanto, a produção ofensiva da equipe. Após a eliminação, o Real Madrid olha para LaLiga e Champions como únicas possibilidades de título na temporada.
Escalações e cenário do primeiro tempo
O Real Madrid foi ao San Mamés com desfalques importantes, mas continuou atuando no seu típico 4-3-3. Mendy e Carvajal, os laterais titulares, estavam lesionados, e portanto foram substituídos por Alaba e Lucas Vázquez respectivamente. Benzema, artilheiro do time na temporada, também desfalcou o Real Madrid por lesão, e desse modo o espanhol Asensio foi escalado como falso 9 para substituí-lo. Nacho ocupou o lugar de Alaba na zaga ao lado de Militão, já que o austríaco foi para a lateral esquerda. Courtois foi novamente o goleiro titular, enquanto o meio campo clássico de Kroos, Modric e Casemiro também foi para o jogo. Vinícius Júnior e Rodrygo completaram o time titular.
O Athletic Bilbao também não foi à campo com surpresas e continuou no 4-4-2 preferido pelo técnico Marcelino García Toral. Raúl García e Iñaki Williams comandavam o ataque do time basco, enquanto Muniain e Nico Williams compunham as armas ofensivas do Athletic. O primeiro tempo começou com o Real Madrid tendo mais posse de bola, mas com o Athletic Bilbao melhor. Com uma marcação intensa e avançada, a equipe de Marcelino incomodava o Real Madrid com transições rápidas fruto da marcação bem executada. O time merengue conseguia circular a bola com calma na saída de bola, no entanto enfrentava problemas quando tentava passar a bola em áreas mais avançadas do campo.
Desenrolar do jogo e Real Madrid sofrendo
Com o Athletic Bilbao travando o meio de campo e castigando nas transições rápidas, o Real Madrid sofreu tanto para avançar no campo quanto para defender as investidas do time da casa. O primeiro tempo terminou com 10 finalizações do time basco contra apenas 3 do Real Madrid. Dos 10 chutes do Bilbao, 7 foram dentro da área, porém apenas 1 foi ao alvo.
Logo aos 6 minutos, Courtois saiu da área e cortou uma bola que chegava ao atacante Iñaki Williams, em um dos primeiros ataques do jogo. Aos 9 minutos, mais uma vez o goleiro belga foi protagonista e fez uma bela defesa no chute de fora da área de Dani García. Aos 14 minutos, o Athletic Bilbao já cobrava seu terceiro escanteio no jogo, enquanto o Real Madrid mal tinha saído do próprio campo.
A dupla Nico Williams e Muniain, meias abertos do Bilbao, incomodou muito o Real Madrid, já que em 2 minutos produziu 2 chutes por volta dos 20 minutos de jogo. No lado do Real Madrid, o primeiro chute a gol viria com Rodrygo somente aos 26 minutos de jogo. Kroos e Modric sofreram com a marcação do Athletic no meio de campo e, portanto, não fizeram uma grande partida. O jogo também foi marcado por muitas faltas: mais de 10 infrações foram sinalizadas apenas no primeiro tempo.
Na reta final do primeiro tempo, Ancelotti tentou trocar Rodrygo e Asensio de posição, com o brasileiro saindo da ponta-direita e assumindo a função de falso 9, no entanto o Real Madrid continuaria sem conseguir avançar nem com a posse de bola nem com ataques rápidos. O time merengue terminaria o primeiro tempo com apenas um chute a gol, um escanteio e nenhuma grande chance criada, com o 0 a 0 ainda no placar.
Segundo tempo mais intenso, mas com Athletic ainda melhor
O Real Madrid voltou para o segundo tempo sem alterações. Ancelotti continuou apostando em Rodrygo como falso 9 e Asensio pela direita. No entanto, continuou enfrentando os mesmos problemas: sem espaço para avançar no contra-ataque e com o meio de campo travado impossibilitando uma maior troca de passes.
Marcelino substituiu Nico Williams após uma dividida entre ele e Militão, que rendeu uma falta a favor do Athletic Bilbao aos 2 minutos do segundo tempo. 3 minutos depois, em um escanteio, o time da casa reclamou de um toque de mão de Nacho, e o árbitro foi ao VAR, mas o pênalti foi descartado. O Real Madrid encaixaria seu primeiro ataque promissor aos 10 minutos da segunda etapa, que resultou em Iñigo Martínez travando Vinícius Júnior.
Aos 15 minutos, Isco entrou no lugar de Vinícius Júnior. O brasileiro, claramente abatido pelo cansaço por ter jogado pela Seleção Brasileira apenas 2 dias antes, não fez uma grande partida. Isco entrou em campo para jogar como falso 9, enquanto Rodrygo ocupava a ponta-esquerda e Asensio continuava pela direita.
Aos 20 minutos do segundo tempo, Nacho cortou uma bola que chegava a Muniain, dentro da área. No contra ataque do Real Madrid após esse lance, De Marcos parou Rodrygo na falta e, portanto, tomou um cartão amarelo. 3 minutos depois, Yuri fez uma falta sobre Lucas Vázquez e também foi advertido com um cartão. O jogo, a partir daí, passou a ficar parado e monótono, com o Real Madrid mantendo a posse mas sem conseguir avançar.
Reta final de jogo e o gol do Athletic
Aos 31 minutos, Ancelotti tirou Kroos para a entrada de Camavinga, segunda e última substituição do Real Madrid no jogo, me uma tentativa de finalmente superar a marcação do Athletic no meio de campo. O time merengue continuou sendo salvo pelas grandes atuações de Nacho e Militão, enquanto os meio-campistas e atacantes pouco produziam. O Real Madrid só produziria uma grande chance aos 35 minutos da segunda etapa, com um chute de Casemiro de dentro da área defendido pelo goleiro do Athletic. 2 minutos depois, Lucas Vázquez teve um chute bloqueado e, já aos 40 minutos, o chute de Alaba desviado renderia um escanteio ao time merengue.
Por fim, aos 44 minutos de jogo, a superioridade do Athletic no jogo foi recompensada. A marcação alta do time da casa fez efeito e, assim, Casemiro foi desarmado, Berenguer recebeu a bola, driblou Nacho e chutou com força para marcar um golaço. O espanhol, que entrou para substituir Nico Williams, marcou seu primeiro gol na temporada e abriu o placar no San Mamés.
Nos minutos finais, o Real Madrid tentou sufocar o Athletic, mas sem sucesso. Mesmo com a ajuda de Militão subindo ao ataque, o time de Ancelotti só teve uma última oportunidade com Isco, nos acréscimos, chutando uma bola rente à trave. O meia espanhol, no entanto, estava impedido. Incapaz de produzir durante todo o jogo e sofrendo com as transições do Bilbao, o Real Madrid foi, portanto, eliminado da Copa do Rei jogado mal.
Foco em LaLiga e Champions se aproximando
Eliminado da Copa do Rei, o Real Madrid só pode conquistar mais dois títulos na temporada: o campeonato espanhol e a Champions League. Líder de LaLiga, o time merengue enfrenta o Granada no Santiago Bernabéu no próximo domingo (6), enquanto o aguardado confronto na Champions contra o PSG vai se aproximando.
Ficha Técnica
Athletic Bilbao 1×0 Real Madrid
Data: 3 de fevereiro de 2022, quinta
Local: Estádio San Mamés, Bilbao (ESP)
Bilbao: Agirrezabala; De Marcos, Yeray, Iñigo Martínzez, Berchiche; Nico Williams (Berenguer), Dani García, Mikel Vesga, Iker Muniain (Balenziaga); Raúl García (Nico Serrano) e Iñaki Williams. Técnico: Marcelino García Toral
Real Madrid: Courtois; Lucas Vázquez, Militão, Nacho, Alaba; Casemiro, Kroos (Camavinga), Modric; Vini Jr (Isco), Rodrygo e Asensio. Técnico: Carlo Ancelotti.
Pingback: Nacho sente derrota e diz: "Não temos que dar nenhum tipo de desculpa"
Pingback: Chateado, Ancelotti pondera: "Não foi o pior jogo da temporada"
Pingback: Ancelotti confirma desfalque de Benzema: "Melhorou, mas não está 100%"
Pingback: Desfalcado, Real Madrid recebe Granada pela LaLiga
Pingback: Onde assistir Real Madrid e Granada pela LaLiga