A suspensão de Valverde pode deixar o uruguaio longe dos gramados por no mínimo 1 mês
O Comitê de Competições da Espanha, a pedido da Comissão Nacional Antiviolência, se reúne na próxima quarta (19) para analisar o caso Valverde e Baena pela primeira vez.
A punição pode levar o jogador do Real Madrid a uma suspensão de 4 a 12 partidas. Se o caso seguisse pela linha penal, Federico poderia chegar a um ano sem poder jogar qualquer competição.
A decisão do Comitê de Competições deve levar cerca de um mês para ser finalizada. Após a conclusão conheceremos o tempo exato que o jogador uruguaio ficará sem disputar uma partida pelo Campeonato Espanhol.
Sendo assim, Valverde deve cumprir a punição apenas na próxima temporada.
O que aconteceu entre Valverde e Baena
No dia 8 de abril, o Real Madrid recebeu o Villarreal no Santiago Bernabéu para mais uma rodada do Campeonato Espanhol. A partida terminou com vitória do time amarelo por 3 a 2 e confusão no estacionamento.
Federico Valverde, 24 anos, aguardou Álex Baena, na entrada do ônibus de equipe para lhe acertar com um soco no rosto. Uruguaio teria dito: “Repete o que você falou sobre o meu filho no campo” antes de acertar o soco no espanhol.
Após a confusão, o jogador do Villarreal foi até a delegacia mais próxima e registrou um boletim de ocorrência contra o uruguaio. O próprio Villarreal não registrou queixa ao Comitê de Competições, mas disse que apoia seu jogador e está ao seu lado.
A versão de Federico Valverde alega que o atleta do Submarino Amarelo teria dito a seguinte frase à ele na partida entre as equipes pela Copa do Rei no dia 19 de janeiro: “Chora agora que seu filho não vai nascer”.
Em 17 de janeiro, dois dias antes do ocorrido, Mina Bonino publicou em suas redes sociais sobre o difícil momento que a família enfrentava com a gravidez de risco. Jornais como MARCA, AS e outros noticiaram o momento do casal.
Pelas redes sociais, Baena disse que é mentira o que foi dito sobre ele e em uma segunda nota diz que sua família está sofrendo ameaças pelo ocorrido. O jogador do Villarreal não deu mais detalhes sobre o que aconteceu entre eles.