Em processo de recuperação avançado, Courtois opta por não jogar Eurocopa 2024 e foca em sua recuperação no Real Madrid
Courtois anunciou que não irá jogar a próxima Eurocopa 2024, na Alemanha, com a seleção belga em entrevista ao Sporza. Dessa forma, o goleiro do Real Madrid aguarda a recuperação completa e não acredita que possa estar 100% apto para o torneio continental.
Em entrevista ao Sporza, Courtois afirmou: “Devido a esta lesão, para mim não haverá Eurocopa. Primeiro tenho que me recuperar 100% e é melhor não marcar data. Se tiver sorte, poderei jogar em maio, mas nunca estarei 100% preparado para um grande torneio como a Eurocopa”.
Com essa decisão, a Copa do Mundo de 2026 dos Estados Unidos, México e Canadá, provavelmente, será a última oportunidade de vencer um torneio de seleções com a Bélgica, em seu sexto grande campeonato.
O goleiro do Real Madrid e da Bélgica esclareceu sua decisão: “Acho melhor transmitir imediatamente essa sinceridade à seleção nacional. Não vou chegar ao gol com 80%, desde que tenhamos outros bons goleiros. Deixo minha honra de lado e serei um apoio adicional em junho. Espero que possamos conquistar um título europeu”.
Ainda sobre a Bélgica, relembrou o episódio de deixar o campo de treinamento mais cedo devido a um desconforto: “Gostaria de pedir desculpas por isso. Foi uma decisão errada sair após o jogo contra a Áustria. Gostaria de pedir desculpas à equipe e principalmente aos torcedores. Acho que eles ficaram mais surpresos. Portanto, só posso pedir desculpas e sinto muito”. Bem como, negou quaisquer desentendimentos com De Bruyne: “Muitos falaram em ter o seu minuto de glória, mas poucos se interessaram pela minha versão da história. O jogo contra a Áustria foi o meu 102° pela seleção nacional. Como treinador e federação, eles poderiam ter feito um gesto simpático comigo. Não me importo que De Bruyne seja o capitão”.
Por fim, revelou a excelente recuperação que tem tido de sua lesão do LCA: “Tudo está indo conforme o planejado, até um pouco melhor do que o esperado. Por exemplo, normalmente eu só conseguiria começar a correr aos quatro meses, mas já estou fazendo isso há uma semana. Desde a operação não tive nenhum contratempo“. Além disso, aproveitou para agradecer a alguns jogadores: “Recebi muitas mensagens de outros jogadores que tiveram a mesma lesão: Asensio, Falcao e Oyarzabal. Todo mundo diz que leva de 9 a 10 meses para voltar ao nível máximo“.