Técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti apontou que a transição do elenco teve início ainda em 2018 com a saída de Cristiano Ronaldo da equipe merengue e valorizou protagonismo dos jovens
Após a traumática eliminação para o Manchester City na última quarta-feira (17) com uma goleada por 4 a 0 no Etihad Stadium, em Manchester, o Real Madrid já começa a pensa na próxima temporada. E um dos pontos chave para 2023/24 é a manutenção do time. Nomes como Modric, Kroos e Benzema se aproximam do final de suas carreiras e muito se fala em um “momento de transição do elenco”.
Para Carlo Ancelotti, essa transição já acontece. O técnico do Real Madrid, aliás, afirma que teve início antes mesmo da chegada dele à capital espanhola. Ancelotti afirmou que a mudança no time começou ainda em 2018, quando Cristiano Ronaldo rumou para a Itália para defender a Juventus.
“Acho que essa transição não vai começar na próxima temporada, mas já começou antes mesmo de eu chegar. Esse elenco, que fez grandes coisas, coisas extraordinárias, já começou a perder peças quando saiu Cristiano Ronaldo em 2018. Desde aí, começaram a chegar jovens muito bons, de grande qualidade. Essa transição continuou, perdendo Varane, Ramos, Marcelo, Bale, Isco… todos jogadores que, pouco a pouco, foram substituídos por jovens com qualidades extraordinárias”, comentou o técnico.
Ancelotti reforçou a importância de nomes jovens do elenco que, pouco a pouco, foram ganhando espaço nos 11 iniciais e, hoje em dia, são titulares absolutos do Real Madrid.
“Vinicius teve mais protagonismo e, agora, depois de dois anos, é titular indiscutível, Camavinga teve mais protagonismo desde o banco, Rodrygo desde o banco. Esse ano, Rodrygo parece titular indiscutível, Camavinga parece titular indiscutível, Valverde, Tchouameni… então, parece que a transição tem que começar na próxima temporada, mas já começou e seguirá, também, na próxima temporada. Os jovens terão ainda mais protagonismo e os veteranos menos protagonismo. Isso que acontece em uma transição normal. Essa transição acaba no dia que Modric, Kroos, Benzema, Nacho parem de jogar por essa equipe”, completou o italiano.
Ancelotti garante futuro em Madrid
Além da manutenção do elenco, muito se fala na continuidade de Ancelotti no cargo. O treinador garantiu, porém, que ficará na Espanha ao menos até o final da próxima temporada, quando acaba o contrato dele com o Real Madrid. Perguntado se o clube também tem esse desejo, o treinador foi objetivo.
“Sim”, respondeu Ancelotti, de forma sucinta.
Sobre os planos para a próxima temporada, Ancelotti se esquivou. O treinador afirmou que o momento para discutir o planejamento para o ano seguinte não é agora e que o foco é total em terminar essa temporada bem.
“Acho que para falar do que vai acontecer na próxima temporada temos que esperar um pouco, esse não é o momento. Por agora, o que estamos fazendo é uma reflexão do que aconteceu na partida de quarta, do que aconteceu nessa e nas últimas duas temporadas. O que será o futuro, já estamos conversando, mas esse não é o lugar adequado para falar sobre isso. O último jogo foi ruim, muito ruim, estamos doídos por isso”, afirmou o técnico.
Veja mais trechos da coletiva de Ancelotti
O time está preparado para a partida contra o Valencia? O time está preparado sim, temos todos os jogadores disponíveis. Temos que tentar voltar a ter bons sentimentos e temos a oportunidade de voltar a fazer as coisas bem. O objetivo de momento é terminar bem a temporada nesses quatro jogos que faltam. Isso começa amanhã, é uma equipe que está lutando com toda a energia que temos. Temos que estar preparados.
Balanço da temporada: Foi uma boa temporada para mim. Claro, poderia ser melhor. O que faremos é dar um passo para ser melhor na próxima temporada.
Time para encarar o Valencia: Vai jogar o melhor time possível, todos estão recuperados. jogaram quarta e descansaram quinta, estão todos bem. Temos que pensar mais na rotação da partida de quarta (contra o Rayo Vallecano), que tem menos tempo para se recuperar.
Contrato com o Real Madrid: Todos sabem minha situação. Tenho contato até 2024 e quero cumpri-lo.
Futuro de Benzema: Pode acontecer que um jogador desse nível tenha um jogo ruim, ele não foi o único. Karim segue sendo um jogador importante, uma lenda desse clube. No jogo de quarta não acertou o time todo, não apenas Karim.
Eliminação dolorosa: É óbvio que é uma eliminação que dói. Não podemos esquecer que era uma semifinal, não uma fase de grupos. Chegamos perto de disputar mais uma final. Às vezes acontece de uma equipe ser melhor que você e merecer ganhar.
Conversa com Florentino Pérez: Nos falamos ontem como de costume, tivemos uma reunião, na qual me demonstrou seu apoio, seu carinho. Falamos do jogo de quarta como falamos da temporada e das últimas duas temporadas. Seguimos com o ânimo de fazer as coisas bem.
Permanência de Mendy: Ferland foi muito importante, porque no ano passado mostrou, sobretudo nos artigos mais importantes, uma solidez defensiva de alto nível. Pusemos um meio, Camavinga, que pode ajudar. Ferland se recuperou bem e tomara que siga sem lesões porque é um jogador importante para nós.
Queda de rendimento de Valverde: É verdade que Federico não teve seu nível da primeira parte da temporada. Foi um nível espetacular, não foi um nível habitual. Nesse momento, sofre com um problema no pé, que não o permitiu treinar 100%, mas a progressão da temporada, para mim, foi muito positiva. É um jogador que fez a diferença. No partido de quarta não colocou seu melhor nível, mas outros também foram assim. Federico, para mim, segue sendo um meia que vai fazer história nesse clube.