A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) declarou nesta quarta-feira (10) a Primera Iberdrola, oficialmente uma liga profissional de futebol feminino. Após autorização do Conselho Superior de Esportes (CSD). Antes, a principal competição da categoria na Espanha era classificada como amadora, mesmo com as atletas recebendo salários.
Algumas semanas após a aprovação do projeto que torna o futebol feminino profissional pelo parlamento espanhol, faltava apenas a autorização do CSD para que a conquista se tornasse completa. A autorização veio nesta quarta e através de um comunicado a RFEF declarou a categoria profissional, formalizando a decisão através de um comunicado. O futebol de salão também foi declarado profissional.
Em nota oficial a Federação informa que reconhece tanto o futebol feminino quanto o futsal como uma categoria profissionalizada e afirma ser “um passo a mais que foi dado para o crescimento”.
Com a Primera Iberdrola sendo reconhecida com uma liga profissional, a federação espanhola de futebol modificará seus estatutos e assegurará às atletas os mesmos direitos que os jogadores masculinos já tem, como boas condições de trabalho e acesso a todos o equipamentos necessários para exercer a profissão. Além de algumas regras para a profissionalização, como já ocorre na La Liga.
Foto Reprodução: CD Tacón