Após a realização dos testes de Covid-19 nos jogadores e comissão, alguns clubes retornaram aos treinos neste final de semana e outros já possuem data para os próximos dias, como o Real Madrid que retorna nesta segunda-feira (11). Com isso a La Liga comunicou aos representantes da primeira divisão que a competição poderá retornar no dia 12 de junho. Trabalhando com essa data os times teriam o período de um mês para se recuperar e treinar, como foi recomendando pelas autoridades da saúde.
Se não houver a aprovação desta data, que está pendente, pelo Ministério da Saúde, a outra alternativa é que retorne dia 19 de junho. Os clubes estão conscientes das medidas sanitárias que foram estabelecidos pelo Conselho Superior de Esportes e pela própria La Liga, e trabalham para que seja possível a retomada da competição. O planejamento é de que os jogos sejam realizados entre junho e julho, deixando agosto para Champions League.
Havendo o retorno, a ideia é que os jogos aconteçam nas sextas, sábados e domingos, como normalmente. A principal preocupação comum entre os clubes é a transmissão, o direito de imagem representa uma grande parcela do orçamento dos clubes profissionais na Espanha e por conta da pandemia houve a redução de suas receitas; alguns times reduziram salários em comum acordo com seus jogadores para que o impacto nas contas não fosse extremo. Isso faz com que os clubes trabalhem juntos para que a volta seja feita da melhor forma, respeitando todas as medidas que visam o cuidado com a saúde dos envolvidos.
Dentre os milhares testados, apenas 5 jogadores da primeira divisão testaram positivo ao vírus. O nome dos jogadores foram mantidos em sigilo pela La Liga. Todos os casos são assintomáticos.
Foto destacada: Josep Lago/AFP