As autoridades espanholas trabalham para evitar que os torcedores retornem aos estádios nos próximos meses. Nesta sexta-feira (9), uma reunião definiu que a comunidade de Madri entrasse em estado de alerta pelos próximos 15 dias devido à crescente no número de casos de Covid-19.
Outra medida tomada pelo Governo espanhol foi enviar uma carta a UEFA pedindo para evitar que o público retornasse nas competições europeias. Na última quinta-feira (1°), o presidente Aleksander Ceferin comentou a possibilidade de abrir 30% da capacidade dos estádios na Liga dos Campeões, por exemplo.
Na visão do governo, a Espanha não está totalmente preparada para encarar um retorno gradual da torcida nos estádios. Segundo o MARCA, um dos trechos do documento explica que “o Governo excluiu firmemente a abertura dos estádios aos torcedores e públicos em geral. É muito improvável que está posição mude neste ano”.
Sabendo das dificuldades enfrentadas pelos países em encarar a pandemia do novo coronavírus, a UEFA deixou claro que sempre priorizou a saúde das pessoas e que o retorno do público aos estádios estaria nas mãos das autoridades sanitárias de cada país, que liberariam ou não as atividades.
Covid-19 na Espanha
Com o acréscimo de 12.423 novos casos de coronavírus nesta sexta, número informado pelo Ministério da Saúde, a Espanha aplicou um estado de alerta e espera tentar reinstaurar o confinamento parcial que havia sido revogado pela Justiça na quinta-feira (8). O país conta com 848.324 casos e 32.688 mortes.
A iniciativa é para tentar frear uma segunda onda da doença no país. “Devem ser tomadas medidas para proteger a saúde dos moradores de Madri e evitar que se espalhe para outras comunidades autônomas”, disse o ministro da Saúde da Espanha, Salvador Illa.
As medidas afetam diretamente Madri e outras oito cidades daquela comunidade, obrigando que 4 milhões de habitantes poderão sair de suas cidades apenas a trabalho e por motivos essenciais. Os estabelecimentos passam a contar com lotação limitada e bares, e restaurantes deverão fechar as portas às 23h.
(Fotos: David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images)