Já não é mais segredo que a relação entre James Rodríguez e Real Madrid está sobrevivendo com a ajuda de aparelhos. Desde que chegou em 2014, após uma excelente campanha feita com a Colômbia na Copa do Mundo, não teve um grande destaque. Foi emprestado ao Bayern de Munique em 2017 e retornou a Madri para a temporada 2019/20, a qual não foi muito utilizado por opção técnica; e, recentemente, suas declarações mostraram que seu caminho está cada vez mais longe do gigante espanhol.
Além da pouca utilização, James ficou marcado nesta temporada pelo histórico de 4 lesões, ficando indisponível num total de 76 dias. Mesmo que fosse pouco utilizado por Zinedine Zidane, o técnico francês sempre deixou claro que contaria com o jogador quando fosse necessário a seu esquema tático, assim como outros jogadores pouco usados. Contudo, recentemente em suas entrevistas James tem deixado claro sua infelicidade pela falta de espaço e que está no Madrid pelas circunstâncias, não por sua própria vontade.
Com isso, somando o desejo do meia de sair com o do Real Madrid em negociá-lo, temos clubes europeus com interesse em sua contratação, confira alguns nomes.
Atlético de Madrid
No verão europeu de 2019, Diego Simeone chegou bem perto de ter o colombiano em seu elenco. A transferência que estava avaliada em 45 milhões de euros foi interrompida pelo Real Madrid não ter intuito de reforçar o grande rival da cidade. Porém, o nome de James foi novamente cogitado no elenco colchonero. Segundo a imprensa colombiana, tanto o Atlético de Madrid quanto o jogador possuem interesse nessa negociação e estão em uma fase mais decisiva.
Manchester United
Segundo o site Daily Express, United tem grande interesse na negociação do meio-campista merengue, porém para que a negociação seja melhor aceita, os madridistas precisam diminuir os valores. O mesmo site apontou que na última semana de julho os representantes do clube inglês e do jogador se encontraram para negociar. James também já foi alvo de interesse do Manchester United quando esteve em destaque jogando pelo Porto, em Portugal.
Everton
A ideia do inglês é de fazer um empréstimo, para não gerar muito custo ao clube. Entretanto, o Real Madrid não parece disposto a mais uma negociação de empréstimo do jogador, visto que deseja vendê-lo. Um fator que chegou a colocar a venda de James ao time inglês foi o desejo de Carlo Ancelotti em trabalhar com ele novamente.
Benfica
O português que agora é comandado por Jorge Jesus, ex-técnico do Flamengo, está disposto a entrar nessa busca pelo meia colombiano. Segundo a imprensa portuguesa, o clube deverá mandar proposta para o Madrid analisar, a fim de fazer negócio nessa próxima janela de transferências.
Além destes, outros clubes como Wolverhmpton Wanders e Arsenal também foram mencionados pela imprensa européia com interesse no jogador. Na atual temporada, James jogou apenas 419 minutos, cerca de 7 horas, e ganhou 8 milhões de euros; sua venda também está condicionada ao interesse do clube em diminuir custos, devido à pandemia, e também pelo interesse do jogador em sair. Seu valor de mercado, pelo Transfermarkt, é de 32 milhões de euros.
Foto destacada: Reprodução/Real Madrid
Ótimo texto. Realmente a situação não é boa nem pro clube e nem pro jogador. Espero que saia, pois é o melhor pro clube e pro próprio atleta.