Justiça julga Benzema culpado como cúmplice em chantagem a Valbuena

Justiça julga Benzema culpado como cúmplice em chantagem a Valbuena

Seis anos depois, justiça julga Benzema que é multado em 75 mil euros

Nesta quarta-feira (24), a justiça francesa determinou Karim Benzema culpado como cúmplice em caso de chantagem a Valbuena, por conta de vídeo íntimo. Dessa forma, o atacante do Real Madrid foi condenado a um ano de prisão, em caso de reincidência, e multado em 75 mil euros.

No entanto, o advogado do francês afirmou que recorrerá a sentença: “O tribunal indicou claramente que Benzema não tinha conhecimento das manobras preliminares. Sendo assim, estamos bastante chocados com esta decisão. O recurso é necessário”.

“Benzema entrará em ação para se explicar e, assim, os fatos serão esclarecidos”, concluiu Antoine Vey. Além disso, o advogado que Benzema ficou sabendo da decisão na concentração para o jogo contra o Sheriff.

Impacto na seleção francesa

Por conta dos ocorridos, o camisa 9 ficou distante da sua seleção nacional desde 2015 e, dessa forma, deixou de jogar a Eurocopa de 2016 e Copa do Mundo de 2018. Apesar disso, Didier Deschamps surpreendentemente voltou a convocá-lo recentemente. Desde então, Karim já anotou 11 gols com a França.

Independente da decisão da justiça, Noël Le Graët, presidente da Federação Francesa afirmou que Benzema não será impactado na seleção, podendo assim jogar sua segunda Copa do Mundo no Qatar em 2022.

Outros quatro envolvidos

Além de Karim, outras quatro pessoas estavam envolvidas no caso. Confira as punições.

Mustapha Zouaoui: considerado o idealizador da operação, teve a pena mais pesada, com dois anos e meio de prisão e uma multa de 3.000 euros, ante os sete anos que o promotor havia solicitado.

Axel Angot, o homem que obteve o vídeo do telefone de Valbuena: condenado a dois anos de prisão, mas pode acontecer de não ir para a prisão se a justiça penitenciária assim o decidir.

Younes Houass, utilizado para pressionar Valbuena: 18 meses de prisão com isenção de cumprimento.

Karim Zenati, amigo de Benzema e que entrou em contato com o atacante do Real Madrid: condenado a 15 meses de prisão, com o possibilidade de não cumprimento e multa de 3.000 euros.