O lateral-esquerdo participou de uma vídeo conferência para a Semana Blanca da Escola Universitária Real Madrid Universidade Europeia, comandada pelo diretor geral da Escola e também de Relações Institucionais do clube, Emílio Butragueño. Durante a conversa, Marcelo falou sobre questões envolvendo sua carreira no Real Madrid.
“O Real Madrid me ensinou muitas coisas como o respeito para com todos, o companheirismo, lutar até o fim e ser um vencedor. É um símbolo muito grande e é um peso vestir esta camisa”.
Chegada em Madri: “De fora via o clube como uma instituição muito grande e quando cheguei vi que tudo o que imaginava era real. Sabia que tinha que lutar muito e esperar pela minha oportunidade. Em nenhum momento abaixei os braços. Trabalhei e fui aprendendo com todos em cada treino e cada jogo. Há que agradecer todos os dias primeiro por estar jogando futebol e ter saúde, mas também por jogar no Real Madrid, o melhor clube do mundo, é uma oportunidade única“.
Os títulos de Champions League: “O que me faz feliz é ter o pensamento de querer ganhar até não conseguir mais; e isso aprendi no Real Madrid. Conquistar três Champions seguidas e quatro em cinco anos é algo que vai ficar para a história. O que se passou, passou e agora temos de continuar a ganhar. Os títulos são os que marcam cada história ou corrida, mas o que vivi no Real Madrid é algo que guardo para sempre”.
Melhor momento da carreira: “Chegar ao Real Madrid foi algo muito bonito, um sonho realizado. Vivi muitas noites mágicas e momentos maravilhosos, mas se tiver que escolher um é a chegada ao clube, a minha apresentação. Foi como um filme na minha cabeça”.
“Sou quem sou graças ao Real Madrid e aprendi muito durante todos estes anos. A instituição Real Madrid é enorme. Tem que se ver, sentir, viver… Cada dia aprende-se um pouco mais do Real Madrid e da sua história, que não é só futebol”.
De 2007 aos dias atuais: “O caminho até chegar aqui foi duro, mas muito bonito. Um dos meus objetivos é deixar um legado. Quando olho para trás fico feliz por tudo o que aprendi cada dia, em cada treino e cada jogo. A minha maior conquista é respeitar e ser respeitado por todos. Não deixei de aprender e vou continuar a fazê-lo”.
Segredo para o sucesso: “Primeiro é não ser egoísta porque para ganhar temos que estar juntos. Os títulos quando se ganham são fruto do trabalho de todos. A temporada é comprida e a chave é ajudar todos os dias os companheiros. Também a motivação de ganhar com o Real Madrid é enorme”.
Ser o segundo capitão: “Chegar aqui já é um orgulho, mas ser capitão e ter Sergio Ramos, que é um líder nato, pela frente é uma grande responsabilidade por tudo o que implica. Temos uma imagem e tentamos fazer todos os possíveis para que saia tudo perfeito”.
Como se faz para ter uma equipe campeã: “Com trabalho e vitórias. Para ser campeão tem que estar perto de conseguir um título, saber como é e as emoções que se sentem. Quando se consegue isso tem mais vontade de ganhar. É importante o companheirismo, a humildade, o esforço e o respeito para com os outros”.
Foto destacada: Getty Images Sport/Soccrates Images