O nome de Mendy surge como possibilidade para jogar na zaga do Real Madrid diante da falta de confiança depositada em Vallejo
O sistema defensivo do Real Madrid é constante tema de debates, em especial nesta temporada com as saídas de Sergio Ramos e Raphael Varane, dupla histórica que conquistou tudo pelo clube. Neste sentido, o Madrid conta com: Nacho, Eder Militão, David Alaba e Jesus Vallejo para a posição de zagueiro.
Todavia, percebe-se pelo início de temporada que o treinador Carlo Ancelotti confia em Nacho, Militão e Alaba, recém-contratado. Dessa forma, cabe analisar se o lateral esquerdo Mendy, muito elogiado por seu aspecto defensivo, pode ser uma solução para a zaga.
Números de Mendy
Primeiramente, vale ressaltar que Mendy começará sua terceira temporada vestindo a camisa do Real Madrid, já conhecendo o ambiente e entrosado com os companheiros. Logo, para encorpar o debate, alguns números do jogador na LaLiga 2020/21 via Sofascore:
- Jogos sem tomar gols: 11
- Interceptações por jogo: 1.0
- Entradas por jogo: 1.0
- Posse de bola ganha: 0.3
- Dribles sofridos por jogo: 0.5
- Cortes por jogo: 0.9
- Disputas de bolas vencidas: 4.6 (57%)
- Duelos no chão ganhos: 4.2 (59%)
- Duelos aéreos ganhos: 0.4 (52%)
Partidas disputadas como zagueiro pelo Real Madrid
Ao passo que Mendy já atuou como zagueiro por duas partidas com a camisa do Madrid, não seria uma experiência nova para o francês. Assim, vamos destrinchar essas partidas e analisar o desempenho de Ferland.
A primeira partida como zagueiro de Mendy pelo Madrid aconteceu no dia 9 de fevereiro de 2021, contra o Getafe. O camisa 23 foi eleito o melhor da partida pela plataforma SofaScore, pois, além de ter atuado como defensor central, conseguiu marcar um dos gols da vitória de 2 a 0 do Real.
Mendy vs Getafe:
- 1 gol marcado
- 1 corte
- 3 interceptações
- 0 dribles sofridos
- 6 duelos ganhos no chão de 8
- Nota 8,2 de melhor da partida
Em seguida, Mendy jogou sua segunda partida como zagueiro contra o Eibar, mais uma vitória do Real Madrid por 2 a 0.
Mendy vs Eibar:
- 3 cortes
- 2 interceptações
- 1 desarme
- 0 dribles sofridos
- 3 duelos ganhos no chão de 4
- 1 duelo aéreo ganho de 2
- Nota 7,3
Dessa forma, pelo todo dessas duas partidas, a opção Mendy como zagueiro surgiu um efeito positivo na equipe. Vale ressaltar que a equipe não sofreu gols.
Relação Ancelotti/Marcelo e crescimento de Miguel Gutiérrez
Ademais, alguns obstáculos podem complicar a volta de Mendy para a sua posição de origem. Observa-se uma relação muito boa entre Carlo Ancelotti e Marcelo, vinda da primeira passagem do técnico italiano, além do brasileiro ser o primeiro capitão do Real Madrid, o que pode pesar em uma escolha. Outra consideração é que Ancelotti nas coletivas de imprensa vem elogiando o trabalho de alguns veteranos da equipe, com Marcelo inserido neste contexto.
Juntamente com isto, há o crescimento de Miguel Gutiérrez, joia da base que sempre quando é chamado desempenha um bom papel e deixa mostras de qualidade e um futuro imenso pela frente. Assim, seria mais um obstáculo para Ferland reassumir o posto de lateral-esquerdo do clube merengue.
Considerações finais
Em suma, pela análise feita, entende-se que Ferland Mendy na zaga pode ser uma solução e, além disso, uma opção para o técnico Carlo Ancelotti. Outro aspecto importante que Mendy carrega é seu porte físico (a ver depois da lesão), um ganho a mais para Carlo, já que o treinador vem batendo na tecla que quer um Real Madrid com intensidade.