Diferenças entre jogadores, posições e período da temporada: confira como funciona o plano alimentar dos jogadores
Apesar de ser um clube repleto de holofotes e observado a todo tempo, as refeições dos jogadores do Real Madrid nunca foram algo explicitamente divulgado. Entretanto, hoje vamos abordar esse assunto baseado em entrevistas de ex-jogadores ou funcionários do clube. Afinal, o que come um jogador do Real Madrid?
Como já relatado por diversos jogadores, entre eles o brasileiro Vinícius Júnior, a dieta dos atletas do maior clube do mundo segue uma base de frango, peixes, ovos, arroz, vegetais e leite. Dessa forma, evitando o trigo e com pouquíssimos produtos lácteos. Ainda dentro dos produtos que são evitados, alguns atletas excluem completamente o glúten de suas dietas. Dani Carvajal, que apesar de não ser celíaco, segue essa recomendação devido a sua nutricionista Itziar González.
A nutricionista, que cuida da alimentação do lateral espanhol e do brasileiro Rodrygo, ainda relatou em entrevista ao Marca as alterações que ocorrem na alimentação dos jogadores durante a temporada. “É muito divertido, porque às vezes mudamos o objetivo dependendo do jogo, da fase da temporada. Mas o trabalho dos preparadores físicos e fisioterapeutas também é fundamental nisso”.
Porcentagem e evolução de Rodrygo
Outra entrevista que nos conta um pouco mais da rotina alimentícia dos jogadores do Real Madrid é a de Francesco Avaldi, ex-nutricionista da equipe. Nesse sentido, o italiano detalhou as bases nutricionais que utilizava para a alimentação dos atletas sendo de 50% a 55% de carboidratos, 25% a 30% de vitaminas e proteínas. Então, o restante de boas gorduras como o azeite.
Além disso, ocorre uma periodização da alimentação que, de acordo com a fase do jogador dentro da temporada, se altera para maior nível de carboidratos ou proteínas. Por exemplo, a evolução de Rodrygo quando chegou na Espanha passa muito por uma dieta focada em ganho de massa, o que aumentou seu nível de proteína em todas as refeições.
Ainda dentro de sua entrevista, o ex-nutricionista Francesco ressalta como o espírito de liderança de Ancelotti é de suma importância para que os jogadores se mantenham à risca dentro de sua preparação. Assim, Carlo segue também seu plano alimentício para servir de exemplo para os atletas.
As lideranças técnicas do elenco também são parte fundamental auxiliando os jogadores a manterem sua disciplina. Desde a saída de Cristiano Ronaldo, reconhecido por seu foco impecável, Karim Benzema tem chamado a responsabilidade dentro de campo e também no refeitório. Dessa forma, procura cada vez mais focar em sua preparação afim de estender sua carreira e elevar seu nível futebolístico. Consequentemente, motiva todo o elenco.
Uma das medidas adotadas pelo camisa 9 foi a contratação de Alberto Mastromatteo, renomado chef espanhol para ser seu cozinheiro particular. Assim, o chef incorpora algumas especialidades como microalgas e proteínas vegetais à dieta do futebolista francês com o intuito de melhorar seu desempenho.