Pular para o conteúdo

MeuMadrid

Por que o Real Madrid pode gastar mais que outros clubes espanhóis?

Por que o Real Madrid pode gastar mais que outros clubes espanhóis?

Por que o Real Madrid pode gastar mais que outros clubes espanhóis? Um tour pelo balanço patrimonial do maior clube do mundo

Nas últimas temporadas é comum vermos clubes da Espanha serem impedidos de contratar devido ao Fair Play Financeiro da Liga. Entretanto, quando se trata de Real Madrid esses impeditivos não acontecem. Bora dar uma olhada nos motivos disso?

O primeiro ponto a se ressaltar é o impacto da COVID-19 no clube merengue. Apesar de extremamente afetado em suas receitas, a gestão madridista chegou a acordo com jogadores e funcionários do clube afim de cortar despesas. Dessa forma, mesmo operando com perdas em torno de 400 milhões de euros, o clube ainda apresentou um pequeno lucro, sendo o único do mundo a conseguir tal proeza.

Imagem: Reprodução/realmadrid.com

Outro ponto interessante a se ressaltar, é de que, desde a chegada de Florentino Pérez ao clube da capital espanhola, os gastos do clube se tornaram muito mais inteligentes e moldados para um crescimento esportivo. Dessa maneira o presidente do clube realocou os gastos progressivamente aumentando-os em marketing e gerando maiores receitas para o clube ao longo do tempo.

Imagem: Reprodução/realmadrid.com

Somado a isto, o modelo de gestão madridista desde a temporada 2002/03 sempre apresentou grande margem em relação às regulações futebolísticas em relação ao seu gasto com funcionários. Isso pode ser visto no próprio balanço que, somente na última temporada 21-22, o Real retornou a bater o recomendado após anos atrás desse índice. Vale ressaltar que o aumento destes gastos é determinado por custos cortados durante a pandemia que deveriam ser corrigidos na temporada.

Imagem: Reprodução/Real Madrid

Tudo dentro da regularidade…

Também vale ressaltar que desde a temporada 2003/04, o EBITDA (em português lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) do clube tem sido alto e crescente nos últimos anos.

Imagem: Reprodução/Real Madrid

Adentrando os pontos mais cruciais do Fair Play Financeiro, avistamos o motivo de o Real Madrid ter tanta “tranquilidade” perante à liga espanhola. Os indicativos do clube, por sua vez, sempre cumprem com folga as metas estabelecidas. E por vezes demonstram uma margem não vista por nenhum outro clube do mundo.

No primeiro balanço abaixo olha-se para as responsabilidades financeiras do clube e como ele está consideravelmente abaixo do requerido de segurança pelo FPF.

Ilustração: Reprodução/Real Madrid

A mesma situação se repete em todos os outros quesitos do FPF, onde o clube merengue tem gastos e despesas essencialmente menores que os requeridos pelo FPF. E, mesmo com o impacto da COVID no clube merengue, seguiu fazendo ajustes para encaixar suas contas à régua da federação com margem para continuar crescendo sustentavelmente.

Ilustração: Reprodução/Real Madrid
Imagem: Reprodução/Real Madrid
Imagem: Reprodução/Real Madrid

Assim, podemos atribuir o sucesso do Real Madrid esportivo e financeiro à grande gestão que o clube tem. A instituição, então, priorizou corrigir as contas do clube lá no início da primeira passagem de Florentino Pérez. Dessa maneira, manteve-se estável e controlada mesmo em momentos complicados como os causados pela pandemia da COVID-19. Portanto, o clube madridista pode gastar mais que outros times espanhóis devido ao seu planejamento financeiro. Em nenhum momento dos últimos 20 anos foi insustentável ou chegou perto de deixar de ser lucrativo, apresentando ano após ano resultados iguais ou melhores que o ano anterior.

Marcações:

1 comentário em “Por que o Real Madrid pode gastar mais que outros clubes espanhóis?”

  1. Pingback: Real Madrid anuncia contratação de Arda Güler

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *