O Real Madrid, desde que voltou a jogar depois da paralisação da temporada por conta da pandemia da Covid-19, teve os seus seis jogos realizados às 17h (horário de Brasília). No entanto, neste domingo (5) a equipe de Zinedine Zidane “muda de período” e encara o Athletic Bilbao no Estádio de San Mamés às 9h (horário de Brasília) pela 34ª rodada da La Liga, visando manter a sequência de seis triunfos seguidos para ficar mais perto do título nacional.
Para o duelo, o time merengue tem problemas defensivos: Raphael Varane, que foi substituído por Éder Militão diante do Getafe após pancada no rosto, e Nacho Fernández, que segue com seu processo de recuperação física, ficam de fora da lista de relacionados. Além dos dois, Eden Hazard também não é relacionado por precaução e chega ao segundo jogo seguido sem ser convocado. Por opção técnica, James Rodríguez é outro que não viaja para a partida.
+ Confira lista de relacionados
“É outra partida com muita dificuldade. San Mamés é um campo difícil para todos. Nós conhecemos a situação que vamos enfrentar, temos que fazer um grande jogo”, disse Zidane sobre o duelo em coletiva pré-jogo em Valdebebas.
+ Leia a coletiva completa do treinador francês
Real e Bilbao empataram sem gols no primeiro turno em duelo disputado no Santiago Bernabéu no dia 22 de dezembro de 2019. A última derrota merengue para o time basco no Campeonato Espanhol foi na temporada 2014/15 por 1 a 0, com gol marcado pelo recém-aposentado Aduriz.
Tendo em vista os desfalques para o seu forte sistema defensivo que é o melhor entre as grandes ligas da Europa com apenas 21 gols levados em 33 jogos, Zidane deve iniciar a partida com o brasileiro Militão formando dupla com Sergio Ramos na zaga.
Diante disso, a provável escalação madridista para o jogo é: Courtois; Carvajal, Militão, Sergio Ramos e Marcelo; Casemiro, Kroos, Valverde e Modric; Vinícius Júnior e Benzema; (4-4-2).
Athetic Bilbao
Finalista da Copa do Rei e na oitava colocação da La Liga com 48 pontos, os bascos entram em campo pensando em vitória para permanecerem vivos na briga por uma vaga na próxima UEFA Europa League ou, até, para a UEFA Champions League.
O momento é positivo para o time comandado por Gaizka Garitano. São 3 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota depois do reinício da competição nacional na metade de junho. O único resultado negativo foi diante do vice-líder Barcelona no Camp Nou, mas, após essa partida, a equipe venceu duas seguidas contra Mallorca e Valencia, respectivamente, e chega com moral para encarar os líderes.
Garitano deve pôr em campo: Simon; Capa, Iñigo Martínez, Yeray Álvarez e Berchiche; Unai López e Dani García; Córdoba, Iñaki Williams e Muniain; Raúl García; (4-2-3-1).
Com 13 gols na temporada, o veterano Raúl García é um dos grandes nomes dos mandantes. Além dele, o veloz Iñaki Williams é sempre uma peça que aterroriza as defesas adversárias e pode aproveitar o ótimo apoio ofensivo de Marcelo (caso jogue) para atacar às suas costas, apesar de o atacante do Bilbao estar atuando mais centralizado nesta temporada.
Transmissão
A Fox Premium exibirá o duelo ao vivo para seus assinantes e o MeuMadrid, como em outros confrontos madridistas, cobrirá a partida aqui no site e nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.
Foto destacada: Getty Images Sport/TF-Images