Real Madrid desembolsará cerca de 72 milhões de euros para contar com Endrick, que só chegará ao clube em 2024
O Real Madrid acertou a contratação de Endrick, joia da base do Palmeiras, por 72 milhões de euros, cerca de 394 milhões de reais na cotação atual. Segundo o jornalista Fabrizio Romano, todas as partes envolvidas já firmaram um acordo verbal e o Real Madrid procura assinar todos os documentos ainda em dezembro. O atacante de 16 anos só se juntará ao clube merengue em julho de 2024, quando alcançará a maioridade. Desse modo, Endrick ainda ficará 1 ano e meio no Palmeiras. O contrato com o Real Madrid, válido a partir de 2024, será de 6 anos.
Endrick assinou seu primeiro contrato profissional em julho de 2022, logo que completou 16 anos. O contrato assinado contava com uma multa rescisória de 60 milhões de euros válida a partir de 2024, quando o atacante completará 18 anos e poderá se transferir para a Europa. Inicialmente, o Palmeiras estava relutante em liberá-lo para o Real Madrid por causa dos altos impostos que o fisco espanhol exige. No entanto, o clube merengue adicionou 12 milhões de euros à proposta para arcar com os impostos.
Amplamente considerado o maior talento das categorias de base brasileiras desde Neymar, Endrick entrou de vez na mídia ao ser fundamental na conquista da Copinha, torneio sub-20. Ainda com 15 anos, seu desempenho assombrou o país e chamou a atenção de diversos clubes europeus. O Chelsea foi o primeiro a demonstrar interesse, seguido por PSG, Real Madrid e Barcelona. Xavi, treinador do Barcelona, chegou a falar publicamente que estava conversando com o pai de Endrick e que queria o jogador no Barcelona.
O PSG foi o primeiro clube a formalizar uma proposta por Endrick e chegou até a acertar termos com a família do jogador. O clube francês ofereceu 45 milhões de euros no começo de novembro segundo o jornalista Jorge Nicola, mas a proposta foi recusada pelo Palmeiras. Em seguida, o PSG ofereceu 93 milhões de euros por Endrick e Estevão, outra joia da base palmeirense, mas o clube voltou a recusar. Assim, os franceses se retiraram da negociação, deixando o caminho livre para o Real Madrid.
Quem é Endrick?
Endrick explodiu para o mundo durante a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, no início de 2022. Ainda com 15 anos e disputando contra times sub-20, o atacante foi eleito melhor jogador da competição, com 6 gols marcados em 7 jogos. Além disso, Endrick também foi premiado com o gol mais bonito do torneio ao marcar de bicicleta de fora da área. Desse modo, ele foi fundamental para a conquista da Copinha, título inédito para o Palmeiras.
Pouco depois, em março de 2022, Endrick foi convocado pela Seleção Brasileira sub-17 para disputar o Torneio de Montaigu, na França. Mais uma vez, o atacante foi premiado como melhor jogador da competição, além de também garantir a artilharia com 5 gols marcados em 4 jogos. Por fim, a última glória de Endrick na base foi novamente com o Palmeiras. Conquistou o Campeonato Brasileiro sub-20 e a Copa do Brasil sub-17 (onde novamente foi artilheiro, com 8 gols).
Seu desempenho na base palmeirense levou-o ao time principal, onde disputou 7 jogos (3 como titular), todos pelo Campeonato Brasileiro. Nessas partidas, Endrick marcou 3 gols, marcando uma vez a cada incríveis 102 minutos. Além disso, Endrick deu 12 chutes (sendo 10 no gol), converteu 50% das chances e distribuiu 5 passes decisivos. Assim, o atacante se tornou o jogador mais jovem a marcar um gol pelo Palmeiras e pelo Brasileirão. Sua participação no Campeonato Brasileiro, embora breve, rendeu-lhe o prêmio de revelação do campeonato. Além disso, por participar da conquista do Brasileirão pelo Palmeiras, Endrick se tornou o primeiro jogador a conquistar a competição em todas as categorias: sub-11, sub-13, sub-15, sub-20 e profissional.
O interesse do Real Madrid em Endrick já era forte desde sua participação na Copinha. O sentimento era mútuo, e o atacante chegou a declarar sua admiração pelo clube em uma entrevista. A contratação de Endrick segue o perfil do Real Madrid, que vem investindo alto na contratação de jovens como Vinícius Júnior, Rodrygo, Reinier, Vinícius Tobias, Camavinga e Valverde.
Pingback: Real Madrid sai na frente, mas empata com Chelsea na UWCL
Pingback: Endrick sobre Vini Jr: "Quero trocar muitos passes e marcar gols com ele"
Pingback: Endrick marca pela primeira vez na temporada na final do Paulistão