MeuMadrid

Real Madrid acerta contratação de Endrick, do Palmeiras

Real Madrid acerta contratação de Endrick, do Palmeiras

Real Madrid desembolsará cerca de 72 milhões de euros para contar com Endrick, que só chegará ao clube em 2024

O Real Madrid acertou a contratação de Endrick, joia da base do Palmeiras, por 72 milhões de euros, cerca de 394 milhões de reais na cotação atual. Segundo o jornalista Fabrizio Romano, todas as partes envolvidas já firmaram um acordo verbal e o Real Madrid procura assinar todos os documentos ainda em dezembro. O atacante de 16 anos só se juntará ao clube merengue em julho de 2024, quando alcançará a maioridade. Desse modo, Endrick ainda ficará 1 ano e meio no Palmeiras. O contrato com o Real Madrid, válido a partir de 2024, será de 6 anos.

Endrick assinou seu primeiro contrato profissional em julho de 2022, logo que completou 16 anos. O contrato assinado contava com uma multa rescisória de 60 milhões de euros válida a partir de 2024, quando o atacante completará 18 anos e poderá se transferir para a Europa. Inicialmente, o Palmeiras estava relutante em liberá-lo para o Real Madrid por causa dos altos impostos que o fisco espanhol exige. No entanto, o clube merengue adicionou 12 milhões de euros à proposta para arcar com os impostos.

Amplamente considerado o maior talento das categorias de base brasileiras desde Neymar, Endrick entrou de vez na mídia ao ser fundamental na conquista da Copinha, torneio sub-20. Ainda com 15 anos, seu desempenho assombrou o país e chamou a atenção de diversos clubes europeus. O Chelsea foi o primeiro a demonstrar interesse, seguido por PSG, Real Madrid e Barcelona. Xavi, treinador do Barcelona, chegou a falar publicamente que estava conversando com o pai de Endrick e que queria o jogador no Barcelona.

O PSG foi o primeiro clube a formalizar uma proposta por Endrick e chegou até a acertar termos com a família do jogador. O clube francês ofereceu 45 milhões de euros no começo de novembro segundo o jornalista Jorge Nicola, mas a proposta foi recusada pelo Palmeiras. Em seguida, o PSG ofereceu 93 milhões de euros por Endrick e Estevão, outra joia da base palmeirense, mas o clube voltou a recusar. Assim, os franceses se retiraram da negociação, deixando o caminho livre para o Real Madrid.

Quem é Endrick?

Endrick explodiu para o mundo durante a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, no início de 2022. Ainda com 15 anos e disputando contra times sub-20, o atacante foi eleito melhor jogador da competição, com 6 gols marcados em 7 jogos. Além disso, Endrick também foi premiado com o gol mais bonito do torneio ao marcar de bicicleta de fora da área. Desse modo, ele foi fundamental para a conquista da Copinha, título inédito para o Palmeiras.

Pouco depois, em março de 2022, Endrick foi convocado pela Seleção Brasileira sub-17 para disputar o Torneio de Montaigu, na França. Mais uma vez, o atacante foi premiado como melhor jogador da competição, além de também garantir a artilharia com 5 gols marcados em 4 jogos. Por fim, a última glória de Endrick na base foi novamente com o Palmeiras. Conquistou o Campeonato Brasileiro sub-20 e a Copa do Brasil sub-17 (onde novamente foi artilheiro, com 8 gols).

Seu desempenho na base palmeirense levou-o ao time principal, onde disputou 7 jogos (3 como titular), todos pelo Campeonato Brasileiro. Nessas partidas, Endrick marcou 3 gols, marcando uma vez a cada incríveis 102 minutos. Além disso, Endrick deu 12 chutes (sendo 10 no gol), converteu 50% das chances e distribuiu 5 passes decisivos. Assim, o atacante se tornou o jogador mais jovem a marcar um gol pelo Palmeiras e pelo Brasileirão. Sua participação no Campeonato Brasileiro, embora breve, rendeu-lhe o prêmio de revelação do campeonato. Além disso, por participar da conquista do Brasileirão pelo Palmeiras, Endrick se tornou o primeiro jogador a conquistar a competição em todas as categorias: sub-11, sub-13, sub-15, sub-20 e profissional.

O interesse do Real Madrid em Endrick já era forte desde sua participação na Copinha. O sentimento era mútuo, e o atacante chegou a declarar sua admiração pelo clube em uma entrevista. A contratação de Endrick segue o perfil do Real Madrid, que vem investindo alto na contratação de jovens como Vinícius Júnior, Rodrygo, Reinier, Vinícius Tobias, Camavinga e Valverde.

Endrick posando com capas do Marca que o ligavam ao Real Madrid ainda em fevereiro. Foto: Reprodução/Imago Images.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *