Pular para o conteúdo

MeuMadrid

Real Madrid joga mal, perde para o Alavés e termina mês sem vitória na LaLiga

Depois de vencer a Inter de Milão com alguma tranquilidade no meio de semana, em partida válida pela Liga dos Campeões, o Real Madrid tinha pela frente o Alavés neste sábado (28), em duelo válido pela 11º rodada do Campeonato Espanhol. Expectativa do torcedor era por um resultado positivo, para encaixar uma sequência positiva e seguir na cola de Real Sociedad e Atlético de Madrid, na busca pelo título.

Contudo, o que acabamos assistindo no estádio Alfredo Di Stefano, foi justamente o contrário: uma atuação pobre, sem muita inspiração técnica e que terminou em derrota por 2 a 1. Desta maneira, o clube merengue vê os líderes da competição abrir 6 pontos, que pode virar 9 de vantagem, e termina o mês de novembro sem vencer em La Liga – derrotas para Valencia e Alavés, além de um empate contra o Villarreal.

O clube agora retoma sua atenção para a Liga dos Campeões, onde na próxima terça-feira (1°), encara o Shakhtar Donetsk, na Ucrânia em partida válida pela 5° rodada da fase de grupos. Pela competição nacional, o Real Madrid retorna a campo no próximo sábado (5) para duelar contra o Sevilla, no Ramón Sánchez Pizjuán.

Vamos falar do jogo?

Antes que o jogo pudesse ter um desenho inicial, o Real Madrid acabou punido. Aos 5 minutos de jogo, Laguardia cabeceou e a bola encontrou o braço do Nacho. Pênalti para o Alavés, cobrado e convertido, por Lucas Perez. O Real Madrid sentiu o gol sofrido e os minutos seguintes foram de sofrimento, de uma equipe que não conseguia ativar Kroos por dentro e tão pouco alcançava profundidade com Vázquez ou Marcelo, desta maneira acaba sempre exprimida e pulava etapas.

Embora ficasse com a bola em campo ofensivo, o clube merengue pouco conseguia fazer para ultrapassar o bom bloqueio defensivo do Alavés, que marcava a primeira linha com intensidade e roubava bolas em zona central, saindo em velocidade para o contragolpe. Em uma delas, Pina lançou Lucas Perez, que deixou a defesa na saudade e terminou cara a cara com Courtois. O atacante optou por tentar uma cavadinha e terminou facilitando o trabalho do goleiro belga, que defendeu sem maiores problemas.

Aos 25 minutos, Hazard sofreu uma entrada de Ruben Duarte e acabou sentindo uma lesão na coxa direita, precisando ser substituído. Zidane optou por Rodrygo para ocupar a sua vaga. Os minutos seguintes foram de uma mudança de postura por parte do Alavés, que deixou de marcar com bloco mais avançado e recuou suas linhas, ocupando a entrada da área com muitas peças e obrigando o Real Madrid a buscar muitas jogadas laterais, que terminavam em cruzamentos sem muito perigo para Pacheco.

O jogo permaneceu com esse cenário até o apito do juiz encerrando a primeira etapa, com única grande chance criada pelo time de Zidane tendo surgido de um erro na saída de bola rival, com Rodrygo trabalhando bem com a pressão ao portador e com Kroos saindo cara a cara com Pacheco. O alemão finalizou mal e o goleiro defendeu, no rebote, Toni novamente bateu sem muita precisão e outra vez Pacheco interviu. Cabe destacar que no primeiro lance, Mariano estava sozinho, esperando pelo passe para marcar.

Zidane não realizou mudanças de peças no retorno para a segunda parte e assim como havia acontecido nos minutos iniciais do primeiro tempo, antes mesmo que o jogo pudesse ter uma cara bem definida, o Alavés marcou. Dessa vez, com uma saída de jogo muito atrapalhada do Real Madrid e com Courtois entregando a bola a feição para Joselu dominar e marcar.

Courtois lamentou a falha que resultou no gol de Joselu na segunda etapa. (Foto: Diego Souto/Quality Sport Images/Getty Images)

Os minutos seguintes foram de uma equipe que não compreendeu o cenário da partida e adversidade que precisava superar para tentar levar pontos deste jogo. E nem mesmo as mudanças de Asensio por Vinicius aos 63 minutos da etapa completar, ou as trocas por atacado com Marcelo, Modric e Kroos deixando o campo para a entrada de Mendy, Isco e Odegaard, alguns minutos depois, fizeram a equipe melhorar. Isto, porque o coletivo continua muito frágil, dependente de uma unidade que consiga roubar bola em campo ofensivo e posteriormente acelerar ou apenas contando que Benzema some jogo por si só. Sem nenhum destes cenários, sobra o nada e a esperança de esporádicos brilhos individuais.

O time ficou com o controle da posse de bola no que restou do jogo, insistiu muito em cruzamentos laterais e obrigou Pacheco a realizar algumas defesas, nada muito relevante. Já aos 41, Casemiro conseguiu marcar. Escanteio cobrado pelo lado direito, a zaga afastou mal e a bola sobrou para Vinicius em ótima posição para a finalização. O jovem brasileiro não pegou como queria na bola e Pacheco conseguiu espalmar, mas no rebote, Casemiro conferiu. Era tarde.

Casemiro marcou o único gol do Real Madrid na partida. (Foto: Denis Doyle/Getty Images)

Ficha Técnica:
Real Madrid 1×2 Alavés
Data: 28 de novembro, quarta-feira
Local: Estádio Alfredo Di Stefano, Madrid (ESP)
Gols: Casemiro 86′ | Perez 5′, Joselu 49′

Real Madrid: Courtois; Vazquez, Varane, Nacho e Marcelo (Mendy); Casemiro, Kroos (Isco) e Modric (Odegaard), Hazard (Rodrygo), Asensio (Vinicius Jr) e Mariano; Técnico: Zinedine Zidane

Alavés: Pacheco; Navarro, Laguardia, Lejeune e Duarte; Jota, Battaglia, Pina e Rioja; Joselu e Perez; Técnico: Pablo Machin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *