A diretoria madridista avalia que contratar Haaland e Mbappé na mesma janela é possível economicamente para o clube
Após semanas analisando o negócio esportiva e economicamente, a diretoria do Real Madrid pensa que a contratação de Erling Haaland e Kylian Mbappé na próxima janela de transferências é possível. O jornalista José Félix Díaz afirmou que o clube vislumbra a contratação das duas maiores “promessas” do futebol mundial já para a próxima temporada.
Uma análise dos aspectos táticos, esportivos e econômicos da negociação levou os dirigentes madridistas a concluir que a operação é viável. Portanto, deixou-os convictos de que o Real Madrid irá pelos dois no mercado. O clube merengue vem tentando renovar seu ataque. Desse modo, Haaland e Mbappé se tornam alvos ideais para os madridistas. Os dirigentes posicionaram a operação como a grande prioridade da janela e estão promovendo esforços para realizá-la.
A ideia original do Real Madrid era contratar Haaland apenas em 2023, mas o atacante quer sair do Borussia imediatamente. Assim, o clube merengue pretende promover uma transição de Benzema para Haaland, já que o francês completará 35 anos em 2022. O atual camisa 9 merengue continua atuando em alto nível. No entanto, o clube crê que a convivência de ambos é possível. Mbappé, por sua vez, acredita que se encaixaria muito bem atuando com Haaland e aprova a ideia.
O Real Madrid sabe que será um negócio complicado. Porém, à medida que as duas negociações tomaram forma, possibilidades se abriram e a chegada de ambos se aproxima. A ideia de trazer as duas referências do futebol mundial reina na entidade madridista, já que os bons números econômicos do clube, o golpe nos rivais e o impacto comercial atraíram a diretoria do Real Madrid.
Como a contratação seria viável economicamente
O principal problema para a contratação de Haaland e Mbappé é econômico. Apesar de o negócio não exigir uma grande quantia pelas transferências, os altos salários complicam a operação. Mbappé está em fim de contrato com o PSG, portanto chegaria ao Real Madrid sem custo de transferência. Além disso, Haaland tem uma multa rescisória de 75 milhões de euros, considerada baixa para um jogador da qualidade norueguês. Porém, os dois custariam quase 100 milhões de euros anuais em salários brutos aos cofres madridistas.
No entanto, as saídas de Marcelo, Isco e Bale ao final da temporada reduzirão drasticamente a folha salarial do clube. Além disso, o belga Eden Hazard está infeliz no Real Madrid e deseja voltar ao Chelsea. Caso a saída de Hazard seja confirmada, 4 dos 10 maiores salários do clube saíriam. Isso abriria espaço para Haaland e Mbappé.
Informações do jornal alemão Bild e do portal catalão Sport afirmam que um encontro entre a diretoria do Real Madrid e representantes de Haaland resultou em um acordo verbal sobre a contratação. O acordo firmaria uma preferência de negociação do atacante para o Real Madrid, para que dessa forma nenhum outro clube possa abrir negociações pelo atacante. Além disso, o entorno de Haaland aponta o Real Madrid como destino favorito do atacante. O CEO do Borussia afirmou que o norueguês está seduzido pelo clube madridista.
A contratação de Mbappé já é dada como certa dentro do Real Madrid. O francês recusou uma oferta do PSG de 50 milhões de euros anuais de salário em janeiro, e mais recentemente recusou também um cheque em branco oferecido pelo clube parisiense. A postura de Mbappé dá a certeza para a diretoria madridista de que seu desejo é atuar pelo Real Madrid e que o PSG já está fora da jogada.
Concorrência pelos atacantes
As duas principais concorrências por Haaland são Manchester City e Barcelona. O clube inglês não possui um centroavante de ofício, mas prefere a contratação de Harry Kane, já que ele se encaixa melhor no estilo de Guardiola. O Barcelona aposta em uma contratação muito difícil para os cofres do clube, que sofreu economicamente. No entanto, o presidente Joan Laporta está determinado a fazer de Haaland a estrela do projeto blaugrana. Ainda assim, o sacrifício econômico seria muito grande e o Real Madrid forma um muro insuperável.
A próxima semana será determinante para o futuro de Haaland. A decisão do norueguês foi adiada por um problema de saúde de seu empresário Mino Raiola. Porém, a hora derradeira chegou e o entorno do atacante decidiu que permanecer no Borussia é pouco provável.
A situação de Mbappé é mais tranquila, já que o atacante decidiu seu destino. O francês não quer continuar no PSG e a concorrência de outros clubes é mínima. O Liverpool, único real interessado, não consegue competir com o poderio econômico do Real Madrid. No cenário atual, a contratação de Mbappé é dada como certa. Além disso, o presidente de LaLiga, Javier Tebas, afirmou que o Real Madrid é o único clube (entre Barcelona e Juventus) que é economicamente capaz de contratar Haaland e Mbappé.
Solução tática para o time
Outro problema relevante é a estrutura tática da equipe com a chegada dos dois atacantes. A ascensão de Vinícius Júnior nesta temporada e a ótima forma de Benzema tornam os dois peças quase obrigatórias no ataque merengue. Assim, uma estrutura com Haaland e Mbappé pode ser um problema tático para Ancelotti.
A primeira das opções é tentar encaixar os 4 juntos. Já que Ancelotti montou um time com Cristiano, Benzema, James Rodríguez e Bale em 2014/2015. Isso é possível sob o italiano. Nessa nova formação, Mbappé e Vinícius se revezariam nas pontas, Haaland seria o centroavante principal e Benzema atuaria com liberdade por trás do norueguês. Porém, um dos 3 meio-campistas do 4-3-3 seria sacrificado. Em adição, pelo menos dois dos 4 atacantes precisariam estar dispostos para o trabalho defensivo.
No entanto, caso Ancelotti resolva tirar uma das peças do ataque, talvez Vini Jr. seja o sacrificado. Nesse caso, Mbappé ocuparia uma das pontas com Benzema partido do lado pra dentro. Outra alternativa seria Benzema atuando como armador por trás de Haaland e Mbappé. Para isso, todavia, o Real Madrid precisaria de laterais agressivos para ocupar o lado do campo que Benzema deixaria vazio.
Por fim, uma última oportunidade seria promover um rodízio entre Haaland e Benzema no centro do ataque. O francês, que completará 35 anos em dezembro, já sofre com problemas físicos e não tem um substituto no elenco. O problema seria administrar a minutagem de ambos para evitar problemas de vestiário. Além disso, o estilo de jogo dos dois atacantes é bem diferente. Enquanto Haaland é um centroavante de ofício, Benzema atua como um falso 9. Trocar um pelo outro, desse modo, implica em mudar o estilo do time.