O Real Madrid pretendia iniciar bem a Liga dos Campeões, como disse Zinedine Zidane na terça-feira (20), em entrevista coletiva, mas o Shakhtar Donetsk veio pronto para estragar a festa do maior campeão europeu. Pelo grupo B, em pleno estádio Alfredo Di Stéfano, o time ucraniano não esteve para brincadeira e aplicou uma vitória autoritária pelo placar de 3 a 2 nesta quarta-feira (21).
Os gols do lado visitante saíram no primeiro tempo em um intervalo de 12 minutos, com os tentos anotados por Tete, Varane (GC) e Solomon. Já os tentos merengues, saíram na segunda etapa dos pés de Modric e Vinicius Júnior.
O Real Madrid muda novamente sua chave e foca suas forças para o El Clásico que terá pela frente no sábado (24), no Camp Nou. Pela Liga dos Campeões, os merengues voltam a campo na quarta-feira (28), quando enfrentará o Borussia Mönchengladbach na Alemanha.
Estudo, transições e goleada ucraniana em 12 minutos
O confronto entre as equipes começou bastante estudado, deixando claro o que cada treinador queria que seu time cumprisse dentro das quatro linhas. O Real Madrid com uma escalação diferente abusou de ter recomposição e velocidade pelos lados. Nos primeiros minutos, apenas um chute cruzado de Asensio que causou temor na defesa ucraniana.
O Shakhtar Donetsk por sua vez cumpria todo o papel tático de defender com suas linhas e contra-atacar com autoridade. E isso causou danos aos 13 minutos de jogo, após um passe de Maycon que achou Marlos entre as linhas de defesa merengue, mas o brasileiro parou em Courtois.
A partida seguia bastante estudada, os técnicos orientando seus jogadores, mas em três lances, o Shakhtar abriu vantagem expressiva contra o Real Madrid em pleno estádio Alfredo Di Stéfano. Aos 29, Korniienko faz grande jogada pelo lado esquerdo, passa por dois marcadores merengues e dentro da área, toca para Tete livre de marcação e bater no canto de Courtois: 0 a 1.
Aos 31, Varane marcou contra após um chute venenoso de Tete para a defesa de Courtois, mas a bola ficou no meio da área e pronta para Dentinho marcar, mas o zagueiro francês tentou afastar e mandou para o próprio patrimônio. E por fim, aos 41, o Shakhtar chegou novamente. O brasileiro Tete armou toda a jogada e com Marcelo na marcação, achou um belíssimo passe nas costas de Militão que não viu Solomon dominar e com calma, deslocar Courtois: 0 a 3.
Poucas mudanças, mas resposta rápida
O treinador Zinedine Zidane optou por não fazer grandes mudanças, apenas tirou Rodrygo e colocou Benzema em seu lugar. Uma troca simples, mas que começou a dar indícios de recuperação nas quatro linhas.
Aos 54 minutos, depois de algumas tentativas de ataque, o Real Madrid finalizou corretamente em direção ao gol e coube ao camisa 10 merengue, Luka Modric depois de receber no meio-campo e sair de dois marcadores para acertar um chute de extrema categoria, no ângulo de Trubin que ficou estático no gol: 1 a 3.
O Shakhtar seguia no seu plano inicial de atrair o Real Madrid para seu campo e saía em busca do contra-ataque. Foi nessa intenção que o clube ucraniano quase aumentou o placar com Tete, após receber na grande passe na grande área de Korniienko, mas acabou chutando a direita de Courtois.
Zidane sabia que teria uma dura missão de reverter o placar e lançou Vinicius Júnior aos 59 minutos de jogo e no seu primeiro toque na bola, 14 segundos depois, o brasileiro roubou a bola de Marlos, avançou para a área e sem titubear, tocou no canto do goleiro Trubin: 2 a 3.
O Shakhtar Donetsk aproveitou os últimos minutos do confronto para se fechar e controlar a pressão ofensiva do Real Madrid. Já os comandados de Zidane tentavam de todas as formas buscar furar a retranca e encontrar um espaço para finalizar a gol, mas todas as tentativas foram em vão.
Por muito pouco, o time merengue não conseguiu empatar a partida nos acréscimos. Aos 92, Kroos cobrou escanteio da direita e em jogada trabalhada, tocou para Valverde na entrada da área chutar forte e a bola passar por todos e o goleiro Trubin não conseguir fazer a defesa. Porém, o VAR foi acionado para analisar a posição de Vinicius Júnior, que estava a frente do goleiro e teria interferido no lance, por esse motivo, o juiz da partida anulou o gol que daria empate para os merengues.
Ficha Técnica:
Real Madrid 2×3 Shakhtar Donetsk
Data: 21 de outubro de 2020, quarta-feira
Local: Estádio Alfredo Di Stéfano, Madri (ESP)
Gols: Modric 54′, Vinicius Jr 59′ | Tete 29′, Varane GC 31, Solomon 41′
Real Madrid: Courtois; Mendy, Varane, Militão e Marcelo; Casemiro, Valverde e Modric (Kroos); Asensio, Rodrygo (Benzema) e Jovic (Vinicius Jr); Técnico: Zinedine Zidane
Shakhtar Donetsk: Trubin; Dodô, Bondar, Khocholava e Korniienko; Marcos Antônio, Maycon, Tete, Solomon (Vitão) e Marlos; Dentinho (Sudakov); Técnico: Luís Castro