A liderença do Real Madrid na La Liga é muito contestada pelo lado catalão da Espanha, que acredita que há ajuda do VAR e dos árbitros para os merengues vencerem as partidas. Luis Suárez, porém, vai na contramão dos que pensam isso e afirmou em entrevista ao Mundo Deportivo que o possível título madridista não é por conta do auxílio da tecnologia. “Na La Liga, você precisa ser autocrítico: nós deixamos escapar. Estamos cientes de que dependíamos de nós mesmos e não temos que buscar desculpas”, disse.
O atacante do Barcelona “jogou a toalha” para um improvável título culé na competição nacional: “Agora, para o nosso orgulho e para o prestígio do Barça, temos que vencer os dois jogos restantes e depois nos concentrar totalmente no único título que podemos lutar, que é a Liga dos Campeões. Se nós que estamos elenco, nos apresentarmos no nível pelo qual estamos neste clube, podemos lutar contra qualquer um. Um fracasso em uma partida pode custar caro, por isso temos que estar muito atentos e precisamos que todos sejam capazes de conquistar a Liga dos Campeões”.
Suárez ainda voltou a mencionar que a ultrapassagem madridista após a retomada da temporada está muito ligada aos tropeços do time catalão, que era líder antes da pandemia da Covid-19. “Minimizar os detalhes do VAR às vezes é difícil. Tudo bem que Gerard Piqué e o presidente tornaram públicas suas manifestações, mas acho que os adversários também estavam lutando por coisas importantes, como Athletic, Getafe, e eles eram os prejudicados. Desta vez, não apenas nós fomos prejudicados, mas acho que não devemos procurar tantas desculpas, mas sim ser autocríticos e encarar a realidade”, encerrou.
Real Madrid e Barcelona jogam nesta quinta-feira (16) às 16h (horário de Brasília), contra Villarreal e Osasuna, respectivamente, pela penúltima rodada do certame. Uma simples vitória do time de Zinedine Zidane consagra o 34º título dos merengues na história do Campeonato Espanhol.
Foto destacada: Barcelona/Miguel Ruiz