Carlos Alonso González, conhecido como ‘Santillana’ por ter nascido em Santillana del Mar m, completa neste domingo (23) 68 anos de idade. Lenda espanhola fez historia pela seleção e pelo Real Madrid entre 1971 e 1988 formando dupla com Juanito, sendo até hoje um dos maiores artilheiros da história do clube.
Após uma temporada no Racing de Santander, Santillana chegou ao Real Madrid em 1971 onde disputou 645 jogos oficias marcando 290 gols. Com os números oficiais, o atacante é o quarto maior artilheiro do clube atrás de Cristiano Ronaldo, Raúl e Di Stéfano respectivamente.
O jogador é caracterizado por ser especialista em cabeceio, mesmo com 1,75 tinha uma impulsão fora do normal. Porém, em Madrid é conhecido por seus gols em reviravoltas e concretizar uma frase de Juanito a tornando um ditado: ”90 minutos no Bernabéu é muito, muito tempo”
Na semifinal da Copa da UEFA de 1984/85 o Real Madrid enfrentou a Inter de Milão perdendo o primeiro jogo na Itália por 3 a 1. O antigo San Siro tinha um longo caminho até o vestiário onde os jogadores italianos desceram rindo, Juanito nervoso disse a eles “Espere um pouco – 90 minuti en el Bernabéu son molto longos”, Contou Santilla ao AS.
No tempo normal o placar do jogo de ida se repetiu em Santiago Bernabéu levando a partida para prorrogação. No tempo extra Santilla marcou dois gols e colocou a equipe na final do torneio vencido por eles contra o FC Köln por 5 a 3.
As viradas históricas começaram em 5 de novembro de 1975 nas oitavas de final da Copa da Europa contra o Derby County. O primeiro jogo foi perdido por 4 a 1 na Inglaterra e mesmo que fosse difícil reverter os jogadores merengues acreditavam na possibilidade. Os noventa minutos acabaram 4 a 1 com Santillana marcando o terceiro da partida, no minuto 100 o mesmo marcou um golaço e consagrou a vitoria do Real Madrid.
Na temporada 1985/86 pela Copa da UEFA o Real Madrid perdeu para o Borussia Mönchengladbach por 5 a 1 na Alemanha. No dia 11 de dezembro de 1985 a partida de volta aconteceu no Bernabéu, aos 77 minutos Santillana marcou o terceiro da partida e aos 89 marcou o quarto, garantindo a classificação.
Com a camisa merengue Carlos conquistou 16 títulos – duas Copa UEFA, nove Campeonatos Espanhóis, quarto Copas do Rei e uma Copa da Liga Espanhola. Além de ter participado de quatro viradas históricas e feito gols importantes em três, em 2016 Santillana falou ao As sobre como a equipe conseguia as remontadas na época.
”Tínhamos muita confiança no Bernabéu. Mesmo quando sofríamos derrotas pesadas, todos nos juntávamos como um – Amancio, Pirri, Velázquez … depois jogadores como Juanito, Camacho, Stielike, San José e eu. A coragem e a raiva que tínhamos provocaram uma reação.”
O atacante também participou das Copas do Mundo na Argentina em 1978 e na Espanha em 1982. No ano de 1984 foi vice-campeão da Eurocopa e na fase de classificação pro torneio marcou quatro gols no 12 a 1 contra a Malta. Atualmente, Santillana é empresário do ramo esportivo.