Presidente do Real Madrid, Florentino Pérez expressa gratidão ao ídolo merengue
Nesta terça-feira (18), o Real Madrid comunicou, em suas redes sociais, a morte de Paco Gento, maior campeão da história do clube junto com Marcelo. Dessa maneira, Florentino Pérez emitiu uma carta em agradecimento ao ídolo madridista; confira.
A carta
“Hoje é um dia de uma grande tristeza, não só para o madridismo, mas também para o futebol mundial.
Quero manifestar, em primeiro lugar, em meu nome e do Real Madrid, as mais profundas condolências pelo falecimento do nosso querido presidente honorário, Francisco Gento. Todo o nosso amor e afeto para a sua mulher Mari Luz, os seus filhos Francisco e Julio, as suas netas Aitana e Candela, bem como para toda a sua família, todos os seus amigos e entes queridos.
Francisco Gento chegou ao Real Madrid com apenas 19 anos, oriundo do seu querido Racing de Santander, tendo defendido a camisa do Real Madrid durante 18 anos. Aqui, tornou-se numa das grandes lendas do nosso clube e num dos mitos do futebol mundial. Fez parte de uma geração de jogadores lendários, que mudaram a história do Real Madrid, levando-o a afirmar-se como o clube mais prestigiado e admirado do mundo.
Pela mão de Santiago Bernabéu e juntamente com Di Stéfano, Puskas, Kopa, Rial, Santamaría, Santisteban, Amancio, Pirri ou Araquistain, entre outras lendas, Francisco Gento integrou uma equipe mítica e inesquecível para todos os adeptos que amam o futebol.
Francisco Gento construiu uma trajetória que, nos tempos atuais, será quase irrepetível. É o único jogador que conseguiu ganhar seis Taças dos Clubes Campeões Europeus em toda a história do futebol. Seis “Champions” ao serviço de um só clube: o Real Madrid. O clube da sua vida e que ele representou e levou no coração até ao último instante.
Estas seis Taças dos Campeões (cinco delas consecutivas) e 12 Ligas refletem a dimensão da sua figura nos 600 jogos disputados com esta camisa. Marcou 182 golos e foi internacional 43 vezes pela seleção espanhola. Foi também condecorado com a Gran Cruz da Real Ordem de Mérito Desportivo, entre outras distinções.
Mas mais além dos títulos e do que conseguiu no terreno de jogo, Francisco Gento conquistou o carinho de todos os madridistas e também dos seus rivais desportivos, graças à forma exemplar como se comportava durante toda a vida.
Sinto-me apaixonado pelo futebol do Real Madrid tendo jogadores como o Francisco Gento, que comecei a acompanhar quando tinha apenas quatro anos e era guiado pelo meu pai ao estádio Santiago Bernabéu. Tive a sorte de manter uma grande amizade com o Francisco Gento, que fez dos valores do Real Madrid e do desporto o seu modo de vida, e os madridistas e os adeptos do futebol em geral, devem sentir-se orgulhosos do jogador que contribuiu para que o nome do Real Madrid esteja presente em todos os continentes.
Francisco Gento é uma das nossas grandes lendas e todos o recordaremos com um dos melhores jogadores dos nossos 119 anos de história. Representa todos os nossos valores: a humildade, o respeito, o companheirismo, o talento, o trabalho e o sacrifício.
Obrigado, querido Paco. Obrigado, querido Francisco Gento. Obrigado, presidente honorário do Real Madrid por tudo o que fizeste pelo nosso clube. Jamais te esqueceremos e serás sempre por nós recordado”.
Pingback: Estrela do Manchester City, Bernardo Silva sonha em jogar no Real Madrid