Atacante francês marcou na reta final após um jogo ruim do Real Madrid, que precisa vencer o jogo de volta para se classificar
Nessa terça-feira (15), PSG e Real Madrid se enfrentaram pelo jogo de ida das oitavas de final da Champions League. A vitória dos visitantes por 1 a 0 foi lucro para o time espanhol, já que o time merengue não conseguiu se impor e contou com uma grande atuação de Courtois para segurar o placar.
A volta de Mendy e Benzema não ajudaram o Real Madrid e, com uma atuação turbulenta da defesa e ruim do ataque, o time espanhol quase não produziu e terminou a partida sem nenhum chute a gol. Além disso, os merengues terão Mendy e Casemiro como desfalques para o jogo da volta, ambos suspensos.
Escalações iniciais e retornos importantes
Ambos os times contaram com retornos de jogadores importantes para o confronto. O brasileiro Neymar, voltando de lesão, foi a grande novidade do time da casa, mas começou a partida do banco. No Real Madrid, os franceses Benzema e Mendy também se recuperaram fisicamente e ambos figuraram no time titular. Pela primeira vez na temporada, Carlo Ancelotti teve à sua disposição todos os 25 jogadores do time principal, e portanto foi à campo com força máxima.
Asensio, Benzema e Vinícius Júnior comandavam o ataque, enquanto o trio clássico Kroos – Modric – Casemiro formava o meio campo. Mendy substituiu Marcelo na lateral esquerda, Alaba e Militão formavam a dupla de zaga e Carvajal foi o titular pela lateral direita. Courtois continuou sendo o goleiro.
O PSG, mesmo contando com o retorno de Neymar, resolveu ser cauteloso e, portanto, deixou o brasileiro no banco. Messi, Mbappé e Di María formaram o trio de ataque. O ex-Real Madrid Keylor Navas foi preterido por Donnarumma para figurar no gol do PSG, enquanto o também ex-Real Madrid Achraf Hakimi foi escolhido para a lateral direita. Marquinhos, Kimpembe e Nuno Mendes completavam a linha de defesa. O meio de campo do PSG teve Verratti como destaque, com Paredes e Danilo Pereira o acompanhando.
Primeiras impressões e primeiro tempo
As duas equipes foram a campo em um 4-3-3, mas com funcionamentos diferentes. O Real Madrid apostava no uso dos laterais mais recuados para auxiliar na saída de bola, enquanto os pontas abriam o campo. Assim que o time avançava em campo, os laterais abriam mais para os pontas centralizarem e ajudarem Benzema no ataque. O PSG, desde o começo, avançava os laterais desde o começo para atuarem como pontas e a saída de bola se dava somente pelo meio, com zagueiros e volantes. Mbappé pela esquerda e Di María pela direita, portanto, ficavam muito próximos de Messi, que atuava como falso 9.
O Real Madrid começou mal o jogo. Toni Kroos se posicionava entre Militão e Alaba para auxiliar a saída de bola. Os laterais ficavam na linha de Casemiro e Modric, e o Real Madrid tinha 7 jogadores para circular a bola na entrada da área. Desse modo, o Real Madrid não tinha problemas para sair jogando. No entanto, a pressão do PSG travava o time merengue quando tentavam avançar com a bola depois da intermediária.
PSG superior e Real Madrid travado
No começo do primeiro tempo, o Real Madrid tinha dificuldades de encaixar o ataque. Benzema era pouco acionado e o time não conseguia sair em velocidade com Vinícius Júnior e Asensio. A pressão do PSG, comandada por Verratti, sufocava o meio de campo do Real Madrid, que não conseguia manter a bola no campo de ataque.
O PSG não encontrava muitas dificuldades para atacar o adversário e teve muitas oportunidades atacando em velocidade pelas pontas. Mbappé e Di María atacavam as pontas em velocidade, auxiliados por Nuno Mendes e Hakimi. Messi flutuava pelo meio e armava os ataques do PSG.
Logo aos 5 minutos de jogo, Mbappé driblou Carvajal e rolou a bola para Di María, que estava na marca do pênalti. Porém, o argentino isolou a bola. Aos 17 minutos, Mbappé recebeu uma bola enfiada de Messi e ganhou na corrida de Carvajal, mas Courtois bloqueou o chute a queima roupa. Aos 25 minutos, o PSG voltaria a ter uma chance pela esquerda com um cruzamento de Nuno Mendes que Courtois interceptou.
O Real Madrid se defendia em um 4-1-4-1, postado em um bloco médio, mas tinha dificuldades de frear o PSG. Carvajal sofreu com as investidas de Mbappé e Casemiro teve dificuldades em bloquear as movimentações de Messi pelo meio. Além disso, os ataques de Hakimi e Nuno Mendes, bem abertos no campo, quase não eram marcados. Aos 37 minutos, Casemiro parou Paredes na falta em um contra-ataque e tomou seu terceiro cartão amarelo na Champions. Logo, ficará de fora do jogo da volta, suspenso.
Ao final do primeiro tempo, a superioridade do PSG era clara. 6 finalizações do time francês contra apenas 1 do Real Madrid. Além disso, o time da casa teve 62% de posse de bola nos primeiros 45 minutos, além de 4 escanteios.
Cenário parecido no segundo tempo
Os dois times voltaram do primeiro tempo sem nenhuma alteração, e os problemas do Real Madrid continuaram. Com menos de 2 minutos da segunda etapa, Alaba teve que travar uma jogada dentro da área, quando a bola chegava a Mbappé. O time merengue tentou avançar a marcação, partindo para uma pressão em bloco alto, mas continuou enfrentando dificuldades para impedir os avanços do PSG. Courtois teve que fazer uma grande defesa aos 5 minutos do segundo tempo para impedir o gol de Mbappé após uma rápida troca de passes na entrada da área.
Aos 11 minutos do segundo tempo, Mendy matou um contra-ataque na origem com uma falta e tomou um cartão amarelo, se juntando assim a Casemiro como desfalques para o próximo jogo da Champions League, por suspensão. O Real Madrid continuava sofrendo para criar ofensivamente, já que Asensio e Vinícius faziam um jogo ruim. Os contra-ataques do time merengue raramente conseguiam encaixar e, assim, o PSG levou apenas 1 chute em meia hora do segundo tempo.
Defensivamente, o Real Madrid continuava sofrendo e foi punido aos 15 minutos do segundo tempo. Mbappé avançou pelo lado direito da defesa do time merengue e foi parado por uma falta de Carvajal dentro da área. Portanto, o juiz marcou pênalti para o PSG no lance. Messi cobrou a penalidade no lado direito do gol, mas Courtois acertou o canto e defendeu a cobrança. O argentino continua sem marcar contra o Real Madrid desde 2018.
Alterações e reta final do jogo
Aos 26 minutos do segundo tempo, os dois times promoveram alterações. O PSG finalmente colocou Neymar em campo, entrando no lugar de Di María. O Real Madrid, por sua vez, fez duas alterações. O lateral Carvajal foi substituído por Lucas Vázquez, e Asensio saiu para a entrada do brasileiro Rodrygo. Os dois jogadores substituídos do Real Madrid não faziam um grande jogo e pouco fizeram durante a partida.
A entrada de Neymar surtiria efeito com apenas 2 minutos, com uma falta sofrida pelo brasileiro na entrada da área, que Messi cobrou para fora. Pouco depois, aos 32 minutos, uma tabela entre Messi e Neymar resultou em um cruzamento perigoso do argentino, que passou pela área e foi cortado por Mendy.
O PSG passou a ferir muito mais o Real Madrid no segundo tempo com a circulação de bola no campo de ataque. Apostando em ataques rápidos, o time francês não teve problemas em passar pelo sistema defensivo do Real Madrid. A posse de bola do PSG deu mais frutos na segunda etapa, e assim a equipe da casa conseguiu várias finalizações ao gol de Courtois. Postado em um 3-3-4, o PSG tinha Danilo Pereira atuando como zagueiro, Messi atuando no meio de campo com Verratti e Paredes e Neymar e Mbappé atuando por dentro. Os três zagueiros no momento ofensivo liberavam Nuno Mendes e Hakimi para atacar por fora como pontas
Aos 35 minutos da segunda etapa, Ancelotti tentou encorpar o meio de campo ao trocar Modric por Valverde. Além disso, o treinador apostou em Eden Hazard e colocou o belga em campo, tirando Vinícius Júnior. 5 minutos depois, Benzema saiu de campo para a entrada de Bale. No entanto, nenhuma das alterações surtiu efeito e o Real Madrid continuou sofrendo defensivamente e sem conseguir ferir o PSG.
Gol do PSG e considerações finais
O Paris Saint-Germain finalmente conseguiria balançar as redes aos 93 minutos de jogo. Mbappé recebeu a bola pela esquerda, invadiu a área, driblou Lucas Vázquez e Militão e tocou na saída de Courtois para fazer um golaço. Na última bola do jogo, o atacante francês decidiu a partida e, desse modo, o PSG viajará para Madrid com uma vantagem de 1 a 0 no placar agregado.
O Real Madrid não conseguiu executar seu modelo de futebol e contou com Courtois para segurar o placar. O time espanhol sofreu 21 finalizações e só conseguiu chutar 3 vezes, nenhuma no gol. Sem conseguir quebrar a marcação do PSG e com um jogo ruim do trio de ataque, o Real Madrid precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para se classificar sem prorrogação ou pênaltis. O jogo de volta, no Santiago Bernabéu, será dia 9 de março. O time merengue não contará com Mendy ou Casemiro e tem o desafio de evoluir seu jogo ofensivo para se classificar. Além disso, os dois desfalques terão um impacto negativo defensivamente, outro fator preocupante.
Com apenas um gol marcado nos 4 jogos de fevereiro até aqui, o Real Madrid enfrenta seu pior momento desde o início da temporada. Agora, o time de Madri tem suas atenções voltadas para o jogo contra o Alavés, por LaLiga, e terá praticamente 1 mês para se estruturar para o jogo de volta da Champions League.
Pingback: Ancelotti admite jogo ruim, mas diz: "Jogaremos diferente no Bernabéu"
Pingback: Mbappé sobre vitória contra o Real: "Não influenciará em meu futuro"
Pingback: Confiante na remontada, Casemiro afirma: "Esta é a nossa competição"
Pingback: Real Madrid treina pela primeira vez após derrota para o PSG
Pingback: Com lista enorme, Real Madrid anuncia convocados para encarar o Alavés
Pingback: Visando recuperação, Real Madrid recebe Alavés pela LaLiga
Pingback: Desfalcado, Real Madrid divulga convocados para encarar Rayo Vallecano
Pingback: No Bernabéu, Real Madrid visa remontada contra o PSG pela Champions