Pular para o conteúdo

MeuMadrid

Real Madrid defende Vini Jr e entrará com ação contra empresário

Real Madrid defende Vini Jr e entrará com ação contra empresário

Em comunicado oficial, o Real Madrid saiu em defesa de Vinícius Júnior e entrará com ação legal contra empresário que cometeu injúrias raciais

O Real Madrid divulgou um comunicado oficial na tarde desta sexta-feira (16) para se posicionar em defesa do atacante Vinícius Júnior. O brasileiro foi alvo de racismo por parte do empresário Pedro Bravo, que participava do programa esportivo espanhol “El Chiringuito de Jugones”. Bravo, presidente da Associação Espanhola de Agentes de Jogadores, se pronunciou contra as comemorações de Vinícius Júnior e foi racista e xenofóbico ao criticar o atacante merengue.

Na nota oficial divulgada, o clube afirmou que “repudia todo tipo de expressões e comportamentos racistas e xenófobos no âmbito do futebol, do esporte e da vida em geral, como os lamentáveis e infelizes comentários dirigidos nas últimas horas contra nosso jogador Vinícius Júnior”. Ademais, o Real Madrid também afirmou que “quer demonstrar todo seu carinho e apoio a Vinícius Júnior”. Além disso, o comunicado descreveu o brasileiro como um jogador que “entende o futebol como uma atitude baseada no respeito, alegria e esportividade”.

O Real Madrid também afirmou que “o futebol deve ser um exemplo de valores e convivência”. Por fim, o clube divulgou que deu instruções a seus serviços jurídicos para mover ações legais contra qualquer um que use expressões racistas contra seus jogadores. Assim, o Real Madrid claramente direciona o comunicado a Pedro Bravo, mas também alerta aos internautas, jornalistas ou esportistas que compactuem com o espanhol.

Entenda a polêmica

Vinícius Júnior vem sendo alvo de críticas e polêmicas sobre seu estilo de jogo desde que chegou à Espanha. No entanto, o nível das críticas vêm caindo vertiginosamente após a partida contra o Mallorca, no último domingo (11). Durante o jogo, o treinador do time espanhol pediu a seus jogadores para baterem em Vinícius por causa de seus dribles.

A situação piorou quando Koke, capitão do Atlético de Madrid, respondeu em entrevista que, caso Vinícius comemorasse um gol dançando no clássico que será disputado no próximo domingo (18), “haveria confusão”. Parte da internet rapidamente acusou o meia de racismo e xenofobia, já que ele não se pronunciou contra as danças características de Griezmann ou de João Félix, seus companheiros de equipe, ambos europeus.

Por fim, o ápice da polêmica ocorreu na última edição do programa esportivo madrileño “El Chiringuito de Jugones”. Durante uma discussão dos participantes sobre a frase de Koke, Pedro Bravo foi racista e xenofóbico ao criticar Vinícius. “Você tem que respeitar o rival. Se quer dançar, vá ao sambódromo do Brasil. Aqui, o que tem que fazer é respeitar seus companheiros de profissão e deixar de fazer macaquice”, disse o empresário, rapidamente repreendido por outro participante. Bravo tentou se retratar em seu twitter, alegando que a expressão “fazer macaquice” não tem teor racista na Espanha, mas foi ainda mais criticado.

Em resposta às críticas com teor racista e xenofóbico que Vinícius vem sofrendo, a internet se mobilizou para levantar a hastag #BailaViniJr. Assim, várias personalidades manifestaram sua defesa do estilo de jogo do brasileiro, defendendo um jogo mais justo, alegre e esportivo. Além disso, os participantes da hastag se posicionaram fortemente contra o racismo.

Marcações:

3 comentários em “Real Madrid defende Vini Jr e entrará com ação contra empresário”

  1. Pingback: Vini Jr é premiado como melhor jogador do Real Madrid em agosto

  2. Pingback: Ancelotti: "É um jogo importante porque há muita rivalidade"

  3. Pingback: Com clima tenso, Real Madrid visita Atlético de Madrid pela LaLiga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *