Os mais de 64 mil torcedores que estiveram presentes no Santiago Bernabéu neste sábado (7), acompanharam mais uma tarde inspiradora de Karim Benzema, que com um gol e uma assistência dada a Raphael Varane, ajudou o Real Madrid a vencer o Espanyol por 2 a 0 pela 16° rodada da La Liga.
O artilheiro da competição chegou aos 11 gols marcados nesta edição e fez com que o clube merengue jogasse a responsabilidade para o Barcelona. Com a vitória, o Real Madrid alcança os 34 pontos e é líder provisório até a definição da partida dos culés, que enfrenta o Mallorca.
Na próxima semana, os comandados de Zidane enfrentam o Brugge pela última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões e no próximo domingo (15), o clube da capital encara o Valencia, fora de casa pela competição nacional.
O Real Madrid foi superior na partida, seja em posse de bola, finalizações e chances claras de gol. Entretanto, o placar só não foi mais elástico por conta da grande atuação do ex-goleiro merengue, Diego Lopéz, que somou seis defesas importantes.
Apesar de superior, o time da capital espanhola não começou tão bem como se imaginava e por momentos, esteve preguiçoso. Criou oportunidades com Vinicius Jr, mas foi ameaçado com a finalização de Wu Lei que obrigou Courtois a fazer grande defesa.
Mas a condição de favorito para vencer o vice-lanterna da competição surgiu aos 37 minutos do primeiro tempo. Karim Benzema recebeu passe na meia lua e cercado por três marcadores, conseguiu achar um grande passe para Raphael Varane na área e de perna esquerda, finalizar no canto direito de Diego Lopéz: 1 a 0.
O segundo tempo veio e nada mudou em relação a etapa inicial. Os comandados de Zidane ainda viam que a partida não ofereciam muito perigo e mantiveram o ritmo sonolento, mas acumulando oportunidades atrás de oportunidades, embora que perdidas ou defendidas pelo goleiro do Espanyol. Mas o resultado foi decretado quase no fim da partida e com ele, sempre ele: Karim Benzema.
Aos 79 minutos, o atacante francês recebeu a bola na ponta direita, avançou e esperou a ultrapassagem de Valverde. O uruguaio entrou na área e na espera da movimentação do camisa 9, deu o passe quase na marca do pênalti e finalizou antes que o zagueiro travasse o chute: 2 a 0 e 11° gol do artilheiro.
Antes do apito final, o lateral esquerdo Mendy foi expulso por dar uma entrada forte no adversário, e por já ter um cartão amarelo, ganhou o segundo e deixou o time com um a menos nos minutos restantes, mas nada que impedisse a vitória merengue e que fizesse disparar na liderança da competição.