Pular para o conteúdo

MeuMadrid

Clubes se unem para tornar a primeira Liga Feminina profissional na Espanha

Atualmente a Primer Iberdrola é considerado um campeonato amador no cenário espanhol e depende da Federação de Espanhola de Futebol. A suspensão da liga levantou questionamento: Por que não é considerado um torneio profissional? Por isso nessa segunda (21) foi realizado uma petição de maneira formal pela Associação de Clubes do Futebol Feminino ao Conselho Superior de Esportes para reverter a situação.

A primeira divisão cumpre com todos os requisitos para ser profissional, por isso representantes de 16 clubes da primeira divisão (exceto Tacón, Athletic Bilbao e Barcelona), junto com as instituições, se juntaram para tornar a liga profissional.

O empecilho é a Lei do Esporte de 1990 que estabelece três competições profissionais na Espanha e todas masculinas: sendo a La Liga Santander e a SamartBanck — primeira e segunda divisão do cenário nacional, respectivamente — além da liga de basquete. Para que o procedimento ocorra é necessário uma mudança na legislação.

A Primer Iberdrola foi suspensa, dando o Barcelona como campeão e sem rebaixamentos. Enquanto as equipes masculinas já treinam há algumas semanas para a volta da La Liga que deve ocorrer no dia 12 de junho.

Foto destacada: Europa Press Sports

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *