O Real Madrid viajou neste domingo (28) à Catalunha para enfrentar o lanterna da tabela, Espanyol, em partida válida pela 32ª rodada do campeonato espanhol. O único gol da partida foi marcado por Casemiro com assistência de Karim Benzema. Com a vitória de 1 a 0, os merengues voltam para Madri assumindo a liderança isolada da La Liga, com dois pontos de vantagem para o vice-líder Barcelona.
Os dois tempos foram marcados por um Espanyol lutando pela chance de vazar o goleiro Courtois, na tentativa de se desafogar da zona do rebaixamento, enquanto os visitantes mantiveram, mesmo com pouca intensidade, o foco para a quinta vitória consecutiva no retorno do campeonato.
Na próxima rodada, o Real Madrid recebe o Getafe no estádio Alfredo Di Stéfano, na quinta-feira, dia 2 de julho, às 17h (horário de Brasília). Na luta para fugir do rebaixamento, o Espanyol tem a dura missão de encarar a Real Sociedad, no Anoeta, também na quinta.
Primeiro tempo
O time de Zidane não teve um começo tão sólido e logo nos primeiros minutos recebeu pressão do lanterna, apresentando dificuldades para concluir jogadas. A primeira chance de abrir o placar veio com um tiro de meio-campo de Casemiro aos 6 minutos, o volante havia visto Diego Lopez adiantado e decidiu tentar, mas o goleiro defendeu com um tapa na bola ainda em curso.
Poucos minutos depois a segunda chance apareceu com falta batida por Kroos, a bola encontrou Casemiro dentro da área que chutou para Sergio Ramos, mas a força com que o jogador jogou para o zagueiro acabou mandando para fora. E aos 19 minutos, Espanyol teve chance de abrir o placar com outra falta no jogo, mas Courtois defendeu o tiro de Roca.
O placar foi aberto aos 45 minutos do primeiro tempo com Casemiro. O volante em condição legal mandou com categoria direto para o gol após passe de calcanhar de Karim Benzema.
O início do primeiro tempo ficou marcado pela dificuldade e abertura da defesa madridista dando espaços para a infiltração do Espanyol. Zidane optou pelo esquema tático de 4-3-3, o que tirou volume do jogo e não valorizou a ligação Marcelo – Hazard.
Segundo tempo
Os merengues voltaram para o segundo tempo com o detalhe de ter controle, ainda que com pouca produção e algumas dificuldades no primeiro tempo. Zidane trouxe o time de volta a campo sem nenhuma alteração.
Com pouco mais de volume, a segunda parte do jogo iniciou com o Real Madrid mostrando maior consistência e com menos espaços para o lanterna. A primeira chance veio para o Espanyol, com chute de Wu Lei defendido por Courtois aos 48 minutos; em seguida foi a vez do Madrid com um lançamento de Isco para Karim Benzema receber dentro da área, mas o camisa 9 mesmo se esticando acabou finalizando em cima de Diego Lopez.
A primeira e única alteração do técnico francês foi com 63 minutos, saindo Eden Hazard para entrar Vinícius Júnior e Isco para Rodrygo, dois jogadores para trouxeram mais velocidade e dinâmica para a formação tática escolhida por Zidane.
O segundo tempo permaneceu com Real Madrid no controle e com maior posse de bola, mas sem muitas surpresas e ainda dando espaços para os donos da casa se encontrarem no jogo. Ao todo foram 14 finalizações sendo 6 no gol e 1 gol.
Ficha técnica
Data: 28 de junho de 2019, domingo.
Local: RCDE Stadium, Cornella (ESP)
Gol: Casemiro 45′
Epanyol: Diego Lopez; Victor Gómez, Espinosa, Cabrera, Dídac Vila (Adrià Pedrosa); Wu Lei (Óscar Melendo), David López (Pol Lozano), Marc Roca, Sergi Darder (Nicolás Melamed); Adrián Embarba (Jonathan Calleri); Raúl de Tomás.
Real Madrid: Courtois; Carvajal, Varane, Sergio Ramos, Marcelo; Valverde, Casemiro, Toni Kroos; Isco (Rodrygo), Benzema, Eden Hazard (Vinícius Júnior).
Foto destacada: David Ramos/Getty Images
Pingback: Casemiro destaca ‘final em cada partida’ e vontade do elenco: “Queremos esta liga”
Pingback: Benzema elogia equipe e comenta lance da assistência: “Eu vejo o futebol assim”