Pular para o conteúdo

MeuMadrid

Presidindo Superliga, Pérez diz: “Ajudar o futebol em todos os níveis”

Florentino Pérez é presidente da nova Superliga europeia

Florentino Pérez foi escolhido como presidente da Superliga para guiar conversas com entidades do futebol e apresentar nova competição ao mundo

Florentino Pérez, atualmente presidente do Real Madrid e pessoa influente nos bastidores, virou presidente da nova Superliga Europeia, que foi oficialmente criada na noite deste domingo (18). Na visão do espanhol, a intenção é ‘ajudar o futebol em todos os níveis’.

A iniciativa conta com 12 clubes: Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Barcelona, Chelsea, Internazionale de Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e o Tottenham. Novos clubes devem aderir à competição, segundo fontes europeias.

“Vamos ajudar o futebol em todos os níveis a ocupar seu lugar que corresponde no mundo. O futebol é o único esporte global com mais de 4 bilhões de torcedores e nossa responsabilidade como grandes clubes é atender os desejos dos torcedores”.

Em nota publicada, os times alegam que a pandemia criou maior instabilidade no modelo econômico praticado no futebol europeu. Dessa forma, enxergaram que a criação da nova liga poderia melhorar a qualidade das competições e os principais clubes se enfrentem mais vezes.

“Nos reunimos neste momento crítico, para que as competições europeias se transformem, dando ao esporte que amamos uma base sustentável para o futuro, aumentando substancialmente a solidariedade”, disse Andrea Agnelli, presidente da Juventus.

O presidente do Manchester United, Joel Glazer, explica que ter os melhores da liga para competir uns contra os outros, representa um novo capítulo para o futebol europeu, mas também dará seguridade de apoio financeiro.

Nova Superliga, o que vem pela frente?

A competição contaria com 20 clubes, divididos em 2 grupos de 10: 15 membros fixos (os 12 fundadores mais os 3 convidados para a inauguração) e 5 outros times que se classificarão anualmente com base no seu rendimento na temporada anterior.

Os jogos da Superliga serão disputados no meio de semana, mantendo a formação do calendário atual e a participação de seus clubes em suas respectivas ligas nacionais.

Os clubes jogarão, dentro de seus grupos, partidas de ida e volta, e os três primeiros de cada grupo se classificarão automaticamente para as quartas de final. Os clubes em quarto e quinto lugar disputarão duas vagas em playoff.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *