Pular para o conteúdo

MeuMadrid

Real Madrid e Chelsea travam novo duelo na Champions; confira histórico

Histórico de Real Madrid e Chelsea

Real Madrid e Chelsea se reencontram pela terceira temporada consecutiva no mata-mata da Champions League

Nesta quarta-feira (12), Real Madrid e Chelsea duelam pela partida de ida das quartas de finais da Champions League, no Santiago Bernabéu. Atual campeão da competição europeia, os merengues carregam um ligeiro favoritismo contra os ingleses. Contudo, na história, é o Chelsea que leva vantagem sobre o Madrid.

Desse modo, os clubes já se enfrentaram 7 vezes. O Real Madrid conta apenas com 1 uma vitória, o 1×3 com hat-trick de Benzema em Stamford Bridge na temporada passada no jogo de ida, coincidentemente das quartas. Na volta, os ingleses marcaram os três gols que precisavam para passar, mas Rodrygo e Benzema descontaram e o 3×2 acabou fazendo o Madrid avançar de fase.

Logo, são 7 duelos: 4 vitórias do Chelsea, 1 vitória do Real Madrid e 3 empates. O Chelsea possui 11 gols marcados e o Real Madrid, 8.

Sendo assim, vamos recordar os últimos embates entre Real Madrid e Chelsea na Champions League, as temporadas 2020/21 e 2021/22.

Temporada 2020/21 – Chelsea de Tuchel bate Real Madrid de Zidane na semifinal

Jogo de ida

Benzema deu esperança ao Madrid. (Reprodução/Real Madrid C.F)

Para começo de tudo, é necessário dar nomes aos comandantes de ambas equipes. Dessa forma, Thomas Tuchel era quem orquestrava o Chelsea e Zinedine Zidane estava na sua segunda passagem pelo Madrid.

O contexto da temporada ainda era marcada pela pandemia e assim a partida foi disputada no Estádio Alfredo Di Stéfano, sem público.

Portanto, no Alfredo Di Stéfano, as duas equipes chegaram com ambição de estarem na final. O início não foi dos melhores para o Real Madrid que foi sufocado pelo Chelsea e viu Pulisic abrir o placar aos 14 minutos do primeiro tempo.

Posteriormente, o Real Madrid conseguiu acalmar a partida e antes do primeiro tempo acabar, aos 30 minutos, conseguiu em escanteio batido, encontrar Benzema que marcou em uma linda “puxeta” empatando a partida.

Consequentemente, esse gol de Karim foi a única finalização que os merengues acertaram no alvo, sendo 9 chutes no total. Por outro lado, o Chelsea pressionou bastante o Real Madrid e terminou a partida com 11 chutes, 5 no alvo. Um dos destaques foi a linda defesa que Courtois fez de Timo Werner cara a cara.

Apesar de tudo, o Real Madrid que saiu atrás do placar e foi visivelmente incomodado, pôde estar satisfeito com o placar final de 1×1.

Jogo de volta

Eden Hazard não foi feliz contra seu ex-clube. (Reprodução/Real Madrid C.F)

A partida de volta em Stamford Bridge foi marcada por algumas mudanças polêmicas que Zinedine Zidane fez no seu time e mandou a campo. Primeiramente, Ramos estava muito tempo parado por lesão e foi escalado. Também, Vinícius Júnior foi deslocado para a ala direita, causando surpresa. Por fim, Eden Hazard abaixo, começou como titular.

A ideia de Zidane era tentar espelhar o esquema de Tuchel, mas se deu mal. Como na ida, o Chelsea saiu na frente do placar, dessa vez com gol de Tomas Werner e soube controlar a partida.

Já o Real Madrid, sob as cordas, pois precisava virar a eliminatória, e criou até oportunidades para isso, se descontrolou da partida várias vezes.

No final da partida, aos 85 minutos com o Real Madrid em cima, o Chelsea matou o jogo em contra-ataque com Mason Mount completando para as redes. Placar agregado de Chelsea 3×1 Real Madrid.

Assim, o Chelsea foi para a final onde enfrentou o Manchester City e foi campeão por 1×0 com gol de Havertz.

Temporada 2021/22 – Real Madrid de Carlo Ancelotti bate Chelsea de Tuchel nas quartas de final

Como no futebol tudo acontece muito rápido, a temporada 2021/22 reservou a revanche do Real Madrid contra o Chelsea. Todavia, para essa temporada, o clube merengue contava com a figura de Carlo Ancelotti, com passagem também pelos Blues onde conquistou a Premier League.

Jogo de ida

Assistência de Vini e gol de Karim. (Reprodução/Real Madrid C.F)

O Chelsea chegava como o atual campeão europeu e o jogo era de máxima pressão para o Madrid. Mas, o Real Madrid é acostumado com pressão e tende a jogar melhor nessas ocasiões.

Com a ida em Stamford Bridge, o objetivo do Madrid era fazer um bom resultado para levar ao Bernabéu e conseguiu isso.

O Real Madrid fez uma das suas melhores exibições da temporada com um Karim Benzema predador. Desse modo, o Real abriu o placar com uma linda tabela entre Vini Jr e Benzema que acabou com o francês marcando de cabeça aos 21 minutos.

Pouco depois, especificamente, em três minutos, Modric em ótimo cruzamento encontrou Benzema na área que marcou novamente de cabeça. O Real Madrid tinha 0x2 a favor em 24 minutos.

Ainda assim, o Real Madrid queria mais e quase Benzema completava seu hat-trick ainda no primeiro tempo, mas acabou desperdiçando uma oportunidade.

Mas, em um deslize da zaga do Real, o Chelsea voltou a partida aos 40 minutos com gol de cabeça de Havertz.

Hat-trick de Benzema

O gol marcado pelo Chelsea indicava um segundo tempo difícil e de pressão para o Madrid. Mas, logo no começo, aos 46 minutos, Benzema pressionou saída de bola e viu Rudiger e Mendy se atrapalharem, daí o 9 só chutou para o gol e completou seu hat-trick. Um Madrid totalmente confiante na Inglaterra.

https://twitter.com/realmadridpt/status/1643969307221655552?s=20

Com placar favorável, de forma natural, o Real Madrid abaixou o ritmo de jogo e controlou se defendendo. Para isso, contou com Thibaut Courtois que fez uma defesa monumental em chute de fora de Azpilicueta.

A ida acabou Chelsea 1×3 Real Madrid e pela exibição e placar, a sensação era que o Real Madrid já estava classificado para a próxima fase.

Jogo de volta

O Chelsea chegava ao jogo de volta do Bernabéu como azarão e inclusive jogando a toalha, até pelo boca do próprio Thomas Tuchel (tática reversa). Porém, não foi assim que aconteceu.

Uma noite mágica no Bernabéu aconteceria, mas com muita loucura para os donos da casa.

Chelsea dava avisos desde o começo ao Real Madrid

O jogo começou as duas equipes tentando impor seu estilo, até que aos 15 minutos o Chelsea deu o primeiro aviso ao Real: Mason Mount marcou um lindo gol de fora da área.

A loucura estava reserva para o segundo tempo. Sem muito a perder, o Chelsea foi para cima e o segundo aviso aconteceu aos 51 minutos: gol de Rudiger de cabeça em cobrança de escanteio. Dessa forma, o Chelsea empatava a eliminatória com o agregado marcando 3×3. O Real Madrid precisava despertar…

Posteriormente, um baque no Bernabéu. Marcos Alonso marcava o terceiro gol do Chelsea, mas o gol foi anulado para o alívio merengue.

Todavia, a boa vantagem construída pelo Madrid já não existia mais e o domínio de jogo era do Chelsea.

Aos 75 minutos, veio o terceiro aviso: Werner foi limpando a defesa do Real Madrid e empurrou para dentro do gol. Real Madrid 0x3 Chelsea. O que era visto como improvável estava acontecendo.

A mágica madridista no Bernabéu

Mas, 90 minutos (120) no Bernabéu são longos demais e mágica do Madrid ainda iria aparecer.

A estrela de Rodrygo em noites de Champions. (Reprodução/Real Madrid C.F)

Rodrygo que entrou no segundo tempo, aos 80 minutos, recebeu uma trivela espetacular de Luka Modric e com um toque na bola mandou para o gol fazendo o Bernabéu voltar a acreditar.

Desse modo, faltando 10 minutos para acabar o tempo regulamentar, a eliminatória estava indo para a prorrogação, e realmente foi.

Na prorrogação, o clima já era outro. A torcida estava fervorosa na arquibancada e o Madrid tinha ressuscitado na partida.

Karim Benzema decide. (Reprodução/Real Madrid C.F)

E, o artilheiro apareceu: aos 96 minutos, Camavinga acionou Vini Jr pela esquerda, o brasileiro olhou e cruzou para dentro da área para Karim Benzema marcar de cabeça e colocar no placar Real Madrid 2×3 Chelsea. O Real voltava a liderar no agregado (5-4).

No restante da prorrogação, o Chelsea voltou a buscar o gol, mas o Real Madrid empurrado pela torcida e com intervenções cruciais de Courtois se segurou e avançou numa noite mágica com muito sufoco.

O que esperar de Real Madrid x Chelsea na temporada 2022/23

Como já mencionado, o Real Madrid carrega um ligeiro favoritismo para o confronto. Os merengues são os atuais campeões da Champions e passaram com autoridade contra o Liverpool. Além disso, a equipe vem tendo bons momentos, vide a goleada na Copa do Rei contra o Barcelona.

Por outro lado, o Chelsea vive temporada complicada com troca de treinadores. Os Blues começaram com Tuchel que foi despedido após crise de resultados. Assim, quem assumiu foi Graham Potter que recebeu reforços importantes como João Félix, Enzo Fernández e Mudryck.

Pela competição europeia, nas oitavas, o Chelsea enfrentou o Dortmund na Alemanha e saiu derrotado na ida por 1×0. Na volta, os ingleses firmaram 2×0 e avançaram na competição. Todavia, o desempenho ruim na Premier League fez Potter perder o emprego.

Um velho conhecido do Chelsea assumiu o comando técnico, Franck Lampard, e é dessa forma que os Blues jogarão a vida contra o Real Madrid.

Logo, o momento é favorável ao Real Madrid que chega com confiança e contará com o apoio do Santiago Bernabéu lotado. Mas, é preciso tomar cuidado com o Chelsea que possui jogadores com qualidade e aposta no retorno de Kanté que esteve afastado por vários meses por lesão. Mais um capítulo entre Real Madrid e Chelsea será escrito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *