Pular para o conteúdo

MeuMadrid

Quatro anos depois, Real Madrid volta a encarar Liverpool na final

Quatro anos depois, Real Madrid volta a encarar Liverpool na final

Em Paris, Real Madrid duela com o Liverpool pelo título da Champions

Valendo o título da Champions League 2021/22, o Real Madrid enfrenta o Liverpool neste sábado (28), às 16h (Brasília), no Stade de France. Maior campeão da competição continental, o time madridista busca sua 14ª ‘orelhuda’ em Paris. Nesse sentido, sua última conquista ocorreu em 2018, contra a própria equipe de Jürgen Klopp, mas em Kiev.

Trajetória histórica

Fora da “lista de favoritos” no começo da temporada, os merengues chegaram à final após uma campanha histórica. Na fase de grupos, passaram em primeiro com 15 pontos, apesar de terem sido derrotados para o Sheriff Tiraspol em casa na segunda rodada. Em seguida, no mata-mata, times como PSG, Chelsea e Manchester City, respectivamente, colocaram a equipe de Carlo Ancelotti “nas cordas”.

No entanto, nas três fases eliminatórias, o Real avançou com remontadas sensacionais nas retas finais das partidas. Dessa maneira, chega mais do que motivado para a decisão diante do Liverpool – derrotado pelo próprio Madrid na edição anterior da competição nas quartas de final.

Desse modo, caso vença em Paris, o clube merengue, campeão da LaLiga e da Supercopa da Espanha, chegará ao seu 14º título europeu com uma das maiores trajetórias da história da Champions.

Alaba recuperado e elenco inteiro à disposição

Já no último duelo madridista contra o Betis, apenas David Alaba desfalcou a equipe, apesar de estar quase 100% recuperado. Na ocasião, ficou então de fora por uma questão de precaução, afim de não voltar a sentir dores. Para a final, no entanto, o defensor austríaco está à disposição da comissão técnica, pois treinou normalmente durante toda a semana e assim deve formar dupla de zaga com Éder Militão.

Enquanto isso, Marcelo, IscoGareth Bale e Luka Jovic, que recentemente tiveram problemas físicos, também estão completamente recuperados para o confronto. Dessa forma, todos os 26 jogadores do elenco principal entraram no rol de relacionados; confira.

Goleiros: Courtois, Lunin e Fuidias;
Defensores: Carvajal, E. Militão, Alaba, Vallejo, Nacho, Marcelo e F. Mendy;
Meio-campistas: Kroos, Modrić, Casemiro, Valverde, Lucas V., D. Ceballos, Isco e Camavinga;
Atacantes: Hazard, Benzema, Asensio, Jović, Bale, Vini Jr., Rodrygo e Mariano.

Ancelotti vê equipe ‘confortável’ em momentos de pressão

“Vivo este momento com naturalidade. Esta partida é um grande sucesso para nós. Sabemos a exigência e história deste clube e para nós chegar aqui foi muito importante. Estamos convencidos que a temporada foi muito boa e estamos muito perto de conquistar o máximo e tentaremos tudo. O ambiente está bem e tranquilo. Esta equipe administra muito bem este tipo de partida. Os veteranos ajudam aos jovens a ter um ambiente muito bom e com muita confiança”, disse durante a coletiva pré-jogo.

“Desfruto muito do que estou vivendo com este clube e jogadores. Continuo desfrutando. Estou muito feliz e tranquilo. Antes do jogo, pela tarde, sei que chegará um pouco de preocupação, mas isto se combate com a cara dos jogadores que me dão muita confiança”, acrescentou.

Provável escalação do Real Madrid

Apesar de ter sido herói nas últimas duas eliminatórias, Rodrygo deve começar no banco de reservas por uma opção tática. Assim, Valverde provavelmente iniciará a partida como titular na seguinte formação: Courtois; Carvajal, Militão, Alaba e Mendy; Casemiro, Kroos, Modrić e Valverde; Vini Jr. e Benzema; (4-4-2).

Reds acostumados a jogos grandes

Assim como o Real Madrid, o Liverpool está acostumado em sua história a jogar partidas decisivas, sobretudo nos últimos anos com Jürgen Klopp. Assim, o time inglês disputa sua décima final de Champions e pode chegar ao seu sétimo título, igualando-se ao Milan como segundo maior campeão europeu.

Na atual edição do torneio, os Reds perderam apenas uma vez (1 a 0 para a Inter de Milão nas oitavas). Nesse sentido, venceram todas as partidas na fase de grupos, em um grupo difícil com Milan, Porto e Atlético de Madrid. Posteriormente, eliminaram Inter, Benfica e Villarreal, respectivamente, para alcançarem a decisão.

Decisão essa que é a terceira do Liverpool na temporada, pois conquistou as duas copas nacionais (FA Cup e Carabao Cup), ambas contra o Chelsea.

Klopp aponta favoritismo para o Madrid, mas pondera

“Vendo a história e as reviravoltas, eu diria o Real Madrid, por experiência. Mas em termos de nível, acho que estamos no mesmo nível. O Liverpool é um time muito difícil de vencer. Honestamente, não me importo com quem é o favorito”, disse.

“Não sei como me sentiria se ganhássemos. Falaremos disso depois. Agora só pensamos em lutar muito e vencer. O Real Madrid é o time que é, com jogadores que se vencerem levantariam sua quinta Champions League, seu treinador a quarta. Não podemos comprar esse nível de experiência. Mas é nossa terceira final em cinco anos, não estamos indo mal”, completou.

Provável escalação do Liverpool

A princípio, Thiago Alcântara está recuperado e joga a decisão. Sendo assim, o provável Liverpool é formado por: Alisson; Arnold, Konaté, Van Dijk e Robertson; Fabinho, Thiago e Henderson; Salah, Luis Díaz e Mané; (4-3-3).

Histórico do confronto

Liverpool e Real Madrid já se enfrentaram em duas finais de Champions: em 1981 e 2018. Em 2018, deu Madrid por 3 a 1, mas em 1981 o Liverpool venceu por 1 a 0. Ao todo, são oito jogos entre os clubes, com quatro vitórias merengues, três inglesas e um empate.

Transmissão

O duelo será transmitido pela TNT, SBT e HBO Max (para assinantes), enquanto o MeuMadrid cobrirá no site e em tempo real nas redes sociais: Instagram e Twitter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *