Segundo estudo do CIES, observatorio de futebol, o Real Madrid Castilla (conhecido por alguns como time B dos merengues) é a quarta equipe que mais proporciona atletas paara as principais ligas da Europa – o Ajax, da Holanda, é o primeiro na lista levantada pela instituição.

Ao todo, são 17 jogadores ‘criados’ no Castilla que estão distribuídos pelo mundo do futebol do Velho Continente. Juan Mata, do Manchester United, é um dos principais nomes dos que passaram pelo ‘time B’ do Madrid, juntamente com Achraf Hakimi, que ainda pertece aos madridistas, e que hoje é um dos melhores jogadores do Borussia Dortmund.

Alguns do que atuam pelo Castilla ainda são aproveitados pelo próprio Real Madrid para comporem a equipe principal. Atualmente, Fede Valverde, para muitos o melhor jogador da equipe na temporada, é um grande exemplo disso (revelado pelo Peñarol, mas com passagem pelo Castilla). Nacho, Mariano Díaz, Carvajal e Lucas Vázquez são outros que saíram da equipe inferior – além de Vinícius Júnior, Rodrygo e Casemiro, que após serem adquiridos junto aos clubes brasileiros, também passaram pelo Castilla.

Foto: Reprodução/Fox Sports