Após uma reunião nessa quarta (22) entre representantes das ligas europeias e a Associação de Clubes Europeus (ECA) ficou decidido o compromisso de encerrar as competições nacionais até 31 de julho, deixando o mês de agosto para competições continentais como a Champions League e a Europa League.

Definido entre representantes, os finais de semana de agosto também estariam dispostos às ligas nacionais que não conseguirem acabar em julho. Enquanto isso, durante a semana seriam disputada a Champions League e Europa League. Segundo a Rádio SER, não esta descartada a ideia de que as eliminatórias, a partir das quartas de final, sejam disputadas em jogos únicos.

A UEFA prefere que caso as ligas não acabem, cada país estabeleça seus critérios de classificação, caso não aconteça um acordo a associação usaria seu ranking para definir classificações. No caso, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) se pronunciou dizendo que, caso o campeonato não acabe até a data limite, sugere que os primeiros quatro do momento seriam os classificados. Se a La Liga acabasse hoje os classificados para a Champions League seriam o Barcelona, Real Madrid, Sevilla e Real Sociedad, mas no caso do ranking ser aplicado a Real Sociedad sairia para entrada do Atlético de Madrid.

A La Liga sofreu a paralisação com 11 jogos a serem disputados ainda, com o titulo disputado entre Barcelona e Real Madrid ponto a ponto e a vaga para a próxima Champions com 3 times tendo grandes chances. Atualmente o Real Sociedad e o Getafe têm a mesma quantidade de pontos, mas o time basco se classifica por critérios, ambos tem um ponto a menos que o terceiro colocado, Sevilla e um a mais que o sexto colocado Atletico de Madrid.

Enquanto isso a briga pela Europa League está entre o Valencia com 42 pontos e Villarreal e Granada com saldo de gols melhores e com a mesma quantidade de pontos 38. Na luta contra o rebaixamento a diferença de pontos do Espanyol, último colocado, para o Eibar, segundo fora da zona, é de 7 pontos. Nada na competição espanhola esta decidido.

Na Champions apenas um time conseguiu jogar as partidas de ida e volta, o Atlético de Madrid enfrentou o atual campeão Liverpool e venceu ambas partidas, 1 a 0 em Madri e 3 a 2 na prorrogação em Liverpool. Não conseguiram fazer os jogos de volta e nem vencer os de ida, Barcelona e Real Madrid. Culés empataram em 1 a 1 com o Napoli na Itália. Já o Real Madrid recebeu o Manchester City na capital espanhola e perdeu a partida por 2 a 1, tendo o capitão Sergio Ramos expulso aos 86 minutos. Valencia foi eliminado pelo Atalanta no agregado por 4 a 8.