Em um campeonato de 38 rodadas, regularidade é ponto chave para ser campeão. No futebol, uma frase tornou-se clichê: “O ataque é a melhor defesa.” Contudo, no Real Madrid da temporada 2019/20, “a defesa seria o melhor ataque?”
Na segunda etapa de Zinedine Zidane sob o comando do Madrid, os números defensivos são destaques. Em 21 jogos disputados até a data em La Liga, os blancos foram vazado em apenas 13 ocasiões, melhor defesa do campeonato e melhor defesa dentre as top 5 ligas europeias (Inglês, Espanhol, Italiano, Francês, Alemão). Esses números são a melhor marca da equipe com esse recorte de rodadas, juntamente com as temporadas de 1964/65 e 1987/88. Detalhe: o Real Madrid foi campeão nas duas edições.
Real Madrid é o quarto melhor time da Liga em número de interceptações
As estatísticas defensivas do Real Madrid no Campeonato Espanhol nesta temporada estão organizadas assim:

  • 330 desarmes (7° na Liga)
  • 225 interceptações (4° na Liga)
  • 307 cortes (19° na Liga)
  • 271 faltas cometidas (8° que menos cometeu faltas na Liga)
  • 2 pênaltis cometidos (6° que menos cometeu pênaltis na Liga)

Quando a defesa não consegue impedir os avanços e chutes do adversário, o Madrid conta com goleiros de garantias: Thibaut Courtois e Alphonse Areola. Ambos somados apresentam:

  • 11 clean sheets (jogos sem tomar gols)
  • 40 defesas
  • 31 defesas de dentro da grande área
  • 4 defesas na pequena área

Real Madrid tem ótima sequência invicta na La Liga.
Courtois, com 10 gols sofridos em 18 jogos é o goleiro líder em clean-sheets. Jan Oblak, goleiro do Atlético de Madrid, também sofreu 10 gols, porém em 21 partidas. Assim, o site Transfermarkt traz a porcentagem de Courtois em 55,6% e de Oblak em 47,6%. A porcentagem indica que influencia os jogos sem tomar gol tem no número total de participações.
Real Madrid é a 2° melhor equipe em seus domínios – Santiago Bernabéu, com 24 pontos conquistados (sete vitórias, três empates). Neste recorte de 10 partidas, 7 gols tomados.
Fora de casa, o Real Madrid é a melhor equipe com (seis vitórias, quatro empates, uma derrota) somando 22 pontos. Em 11 partidas disputadas, 6 gols sofridos.
E sobre “a defesa seria o melhor ataque?” No Real Madrid, marcado pela coletividade, os defensores desempenham papel de atacante marcando gols decisivos. Em La Liga, Sergio Ramos possui 3 gols anotados, Varane 2 gols, Carvajal 1 gol, Nacho 1 gol, assim, 7 gols vem do sistema defensivo do time.
Com 21 rodadas disputadas, o Real Madrid é líder da La Liga com 46 pontos conquistados. Faltam 17 partidas e se a equipe quiser confirmar o 34° título do Espanhol, além de marcar gols, a solidez defensiva terá que continuar.

*Estatísticas retiradas das base de dados Opta, Sofascore, Whoscored, Transfermakt.
Baseado na pesquisa inicial de Gabriel Santos.