Pular para o conteúdo

Vinicius Júnior marca no final e Real Madrid escapa de derrota

SAINDO DO BANCO NO SEGUNDO TEMPO, VINICIUS JÚNIOR SUBSTITUÍ MARCO ASENSIO E MARCA O GOL DE EMPATE DO REAL MADRID

Em partida pela 25ª rodada do Campeonato Espanhol, o Real Madrid recebeu em casa a Real Sociedad, nesta segunda-feira (1°) e em um jogo bem controlado dos dois lados, o empate prevaleceu. Com gol de Vinicius Júnior aos 89 minutos, o time escapou da derrota e saiu com o empate de 1 a 1 no Alfredo Di Stéfano.

Com o placar igual, o Real Madrid desce para o terceiro lugar com 53 pontos, mesmo número do vice-líder Barcelona.

O próximo compromisso dos merengues é o dérbi de Madri contra o Atlético, atualmente líder da competição no Wanda Metropolitano no próximo domingo (7).

Sorte na construção, azar na finalização

Os primeiros minutos de jogo foram marcados pela saída de bola tranquila do Real Madrid, com uma marcação fechada de La Real. Até o terceiro minuto o time de Zidane conseguiu chegar duas vezes com sua transição calma de bola, porém o time fechado da Real Sociedad não permitiu aos merengues nenhuma chance de finalização. 

Com a bola, os comandados de Imanol souberam segurar o jogo e levar todos os jogadores do Madrid para o seu campo de defesa, prendendo ela e conseguindo mais chances de chegar até a meta. Mas como a partida estava em um começo equilibrado, também não houve finalização. 

Depois dos dez minutos do primeiro tempo, a partida começou a acelerar mais, com os dois lados já habituados a seus estilos. Real Madrid passou a ter maior pressão com a bola no pé, mantendo-se em uma marcação acima para não correr riscos de vacilar e cair na recuperação rápida e consistente da Real Sociedad.

Entretanto, as chances de chegada no terceiro terço continuaram maiores para o Madrid. 

O primeiro tempo acabou com 12 tentativas de finalização do Madrid, contra as duas da Real Sociedad, e curiosamente nenhum dos goleiros precisou operar grande defesa. Uma finalização de Gorozabel, pelo lado esquerdo, acabou direto nas mãos do goleiro Courtois; enquanto as do Madrid foram para fora, desviaram ou atingiram direto a trave e travessão.

Das tentativas merengue, o destaque ficou com Toni Kroos, pouco antes do apito de final do primeiro tempo, o alemão entrou na área e driblou, limpando seu caminho, porém sua finalização foi em cima do goleiro Remiro.

Vinicius gera salvação do Real Madrid

De volta sem alterações em ambos os lados, a segunda parte da partida se iniciou com a mesma intensidade do primeiro tempo. A diferença se deu por, com dois minutos já iniciados, a Real Sociedad apresentando maior ofensividade, tendo maior presença no campo defensivo do Madrid. Ao todo, recebeu quatro escanteios seguidos.

O primeiro gol veio do lado adversário; Portu recebeu um levantamento de Nacho Monreal, em uma inversão, perto da pequena área e cabeceou direto para a rede, tirando Courtois e o deixando sem ângulo para defesa. Placar aberto, 0 a 1 para a Real Sociedad.

Portu marcou o gol da Sociedad
Portu marcou o gol da Sociedad. (Foto: Javier Soriano/AFP via Getty Images)

Após a desvantagem, Zidane trouxe em campo três substituições para o ataque. Rodrygo, retornando de lesão, entrou no lugar de Isco, Hugo Duro para substituir Mariano Diaz e Vinícius Júnior por Marco Asensio. A proposta do técnico para mudar o jogo se deu à três nomes de qualidade em velocidade, transição e, o que esteve sendo muito necessário, maior poder de finalização no alvo.

As substituições surtiram certo efeito, a maior posse de bola permaneceu com o Madrid, assim como as chegadas ofensivas. Rodrygo passou a ser o destaque pelo lado direito merengue, mas a bola continuou sem entrar, batendo na tecla do azar, mesmo que o plano de jogo tenha mudado para o cruzamento direto na área, famoso “chuveirinho”.

Outra substituição feita por Zidane foi a de Luka Modrić por Valverde. O uruguaio também é um nome que retornou de lesão e, por sua vez, pôde dar um descanso e aliviar para o croata que vinha tendo uma sequência de jogos sem descansar.

Em jogada explorada pela lateral direita do Madrid, Valverde deu um belíssimo toque e, na ponta da grande área, Lucas Vázquez recebeu, dando um tapa para Vinicius Júnior finalizar e, finalmente, o gol se anotado para a camisa blanca. Placar diminuído, empate dado, 1 a 1 em Valdebebas.

https://twitter.com/meurmadrid/status/1366510488515997699

A partida se encerrou sem muitas novidades além do que teve no decorrer dos minutos, apesar de um bom retorno para o segundo tempo por parte da Real Sociedad, após marcar seu jogo e as alterações feitas pelo Madrid, passaram a segurar mais para se manterem seguros. O Madrid permaneceu na mesma dificuldade de encontrar o ângulo certo de entrada para a bola.

O gol encontrado pelo brasileiro faltando poucos minutos para o final da partida, se desenhou de mais uma jogada que havia sido feita durante os noventa minutos pela lateral. Fim de jogo em Valdebebas e o empate deixou o Madrid em tal lugar da tabela

Ficha técnica
Real Madrid x Real Sociedad
Local: Alfredo Di Stéfano; Valdebebas – Madrid/Espanha
Data e hora: 1 de março de 2021, às 17h do horário de Brasília
Real Madrid: Courtois; Vázquez, Varane, Nacho, Mendy; Modrić (Valverde), Casemiro, Kroos; Asensio (Vincicius Júnior), Mariano (Hugo Duro), Isco (Rodrygo).
Real Sociedad: Remiro; Monreal, Le Normand, Zubeldía, Gorosabel (Sagnan); Zubimendi, Guevara; Oyarzabal, Silva (Muñoz), Portu (Barrentxea); Isak (Fernández).

Foto destacada: Diego Souto/Quality Sport Images via Getty Images