O francês Clément Turpin, foi o árbitro escolhido para apitar a final da Champions League

Nesta quarta-feira (11), o Comitê de Arbitragem da UEFA nomeou Clément Turpin para arbitrar a final da UEFA Champions League. O jogo será disputado entre Liverpool e Real Madrid, no Stade de France, em Paris, dia 28 de maio.

O francês de 39 anos é árbitro internacional há 12 anos, tendo sido o mais jovem a ter conseguido esse reconhecimento de “elite”.

É importante ressaltar que será a primeira vez que Turpin apita uma final da Liga dos Campeões. Mas já arbitrou duelos tanto do Real Madrid quanto do Liverpool antes, principalmente, do time espanhol.

O árbitro já comandou quatro jogos do Real Madrid durante a sua carreira, sendo o mais recente o jogo de ida das quartas de final da UCL contra o Chelsea. A equipe madridista venceu por 1 à 3 com direito a hat-trick de Benzema.

Em seus quatros jogos sob o comando de Turpin, o Real Madrid está invicto e triunfando em todos eles. No entanto, o oponente inglês também não pode reclamar da direção do árbitro, pois não perdeu nenhum dos três jogos apitados por Clement. O pior resultado do Liverpool foi um empate com o Spartak Moscou em 2017.

Com essa nomeação, essa será a segunda grande final europeia consecutiva de Clêment. Ele oficializou a vitória do Villareal na Liga Europa sobre o Manchester City no ano passado.

Tendo em vista que a arbitragem do gramado será totalmente francesa, Clêment Turpin se juntará com seus compatriotas: Nicolas Danos e Cyril Gringores nas laterais, e com Benoît Bastien sendo o quarto oficial. Todavia, os principais homens do VAR também serão franceses, Jérôme Brisard e Willy Delajod serão auxiliados por dois italianos, Massimiliano Irrati e Filippo Meli.

INFORMAÇÕES DO JOGO E EQUIPE DE ARBITRAGEM:

Equipes: Liverpool x Real Madrid
Local: Stade de France, Paris, França.
Data e horário: 28/05/2022, às 16 horas do horário de Brasília.

Árbitro: Clément Turpin (França)
Assistentes: Nicolas Danos, Cyril Gringore (ambos da França)
Quarto-árbitro: Benoît Bastien (França)
VAR: Jérôme Brisard (França)
Assistentes de VAR: Willy Delajod (França), Massimiliano Irrati (Itália), Filippo Meli (Itália)