Na tarde deste domingo (1), Real Madrid e Barcelona se enfrentaram em confronto válido pela 26ª rodada do Campeonato Espanhol. A partida aconteceu no Estádio Santiago Bernabéu. Dentro de campo, o duelo foi eletrizante com chances para os dois lados. Contudo, gol mesmo só se viu na segunda etapa e foi do clube merengue com Vinicius Junior e Mariano. Com a vitória no clássico o Real Madrid reassume a liderança da Laliga com um ponto de vantagem para o rival.

O Confronto

Tanto Real Madrid como Barcelona foram eliminados da Copa do Rei, e atualmente passam por momentos incertos na Liga dos Campeões. O merengues perderam para o Manchester City no meio de semana por 2 a 1, e terão que remontar na volta. Enquanto, que os rivais cúles empataram fora com o Napoli em 1 a 1, e teoricamente precisam de um resultado mais simples para seguir na competição.

Na LaLiga a briga pelo titulo segue aberta com apenas dois pontos separando as duas equipes. Um resultado positivo é tudo que os clubes querem para aumentar a confiança e espantar as críticas.

Primeiro Tempo

Os donos da casa começaram pressionando, mas os visitantes não deixaram por menos e avançaram suas linhas buscando forçar o erro do rival. Através das roubadas de bola e lançamentos diretos na área os merengues se sobressaiam no inicio da partida. O lado mais utilizado neste inicio era o esquerdo com Marcelo, ele que voltou a equipe principal no lugar de Mendy.

O Barcelona teria uma boa chance com Griezmann aos 20 minutos, após jogada começada por Messi que serviu Alba que lançou a bola para o frânces, ele no entanto mandou para fora. O Real Madrid não ficava atrás e no ataque criava com Vinicius Junior que avança na maioria das vezes em velocidade, mas não conseguia ter tanta qualidade no último passe.

O lado de Fede Valverde, era outra peça chave no jogo coletivo dos merengues. A equipe tinha um grande números de finalizações, ainda assim não conseguia acertar o alvo. Aos 33 minutos, uma defesa milagrosa de Courtois no chute de Arthur, o brasileiro se livrou da marcação de Varane e arriscou na área trazendo perigo.

A primeira etapa se encerrou com o resultado parcial de 0 a 0, ainda que as equipes tenham criado e pressionado não foi o suficiente para abrir o placar deste começo de clássico.

Segundo Tempo

Na volta dos vestiários, o cúles foram quem tomaram a iniciativa indo para cima do rival, a equipe assumiu a posse de bola e girava buscando espaços. A equipe blanca se protegia e apostava nos contra-ataques rápidos para surpreender e assim abrir o placar.

Aos 55 minutos, Isco recebeu na entrada da área de Marcelo e mandou direto na direção do gol. A bola, entretanto, parou na grande defesa do goleiro Ter Stegen que tirou na ponta da luva o que seria o gol do rival. Aos 60′, nova chance para o jogador espanhol, depois de um lance de grande pressão do Real Madrid, a bola foi lançada na cabeça do meia. Contudo, Piqué tirou encima da linha.

A sequência foi resumida as chances perdidas, primeiro com Benzema, depois por Vinicius Junior. Ningúem parecia querer abrir o dentro do Santiago Bernabéu. Até que aos 71 minutos a situação mudou, Kroos deu assistência para Vinicius que avançou em velocidade e meio sem ângulo mandou para anotar o primeiro gol da equipe da casa.

O final do duelo foi recheado de emoção e lances de tirar o fôlego, aos poucos os merengues envolviam os rivais da catalunha em seu jogo e faziam o que bem queriam. Assim foi, até que Zidane resolveu ganhar tempo e colocar Mariano na partida. O atacante entrou e não teve tempo sequer de pensar, recebeu de Carvajal e sem piedade marcou o segundo dos blancos, decretando assim a vitória do Real Madrid. Com esse resultado, a equipe reassumi a liderança do Campeonato Espanhol, com um ponto de vantagem para o Barcelona.