Pular para o conteúdo

A força defensiva do Chelsea de Thomas Tuchel

Solidez defensiva é uma das principais qualidades do Chelsea de Tuchel e desde que assumiu, foram 9 gols sofridos em 21 jogos

Real Madrid e Chelsea duelam nesta terça-feira (27) pelo jogo de ida da semifinal da Champions League no Alfredo Di Stéfano às 16h (horário de Brasília). Vivendo bom momento na temporada sob o comando do técnico alemão Thomas Tuchel, o Chelsea tem como uma das suas principais fortalezas a solidez defensiva. Assim, analisaremos com números a defesa dos “Blues.”

Esquema de jogo de Tuchel

Primeiramente, para entender o que está por trás da grande virtude defensiva da equipe inglesa, temos o esquema de jogo bem definido de Tuchel desde a estreia contra o Wolverhamptom. O técnico alemão é adepto do 3-4-3/3-4-1-2 na fase ofensiva e na defensiva o esquema vira um 5-3-2 com os alas fechando os espaços.

Assim, para exemplificar pegamos a escalação do Chelsea na sua última partida contra o West Ham: Edouard Mendy; Christensen, Rudiger; Thiago Silva; Azpilicueta, Kanté, Jorginho, Chilwell; Mason Mount, Pulisic, Timo Werner. Christensen, Rudiger e Silva são os 3 zagueiros do esquema sendo fixos, propondo liberdade para os alas Azpilicueta e Chilwell na parte ofensiva, contudo, na parte defensiva, tanto Azpilicueta como Chilwell fecham e formam um 5-3-2. Além disso, é importante citar o incansável Kanté, exercendo função primordial como primeiro volante.

O capitão do Chelsea, Cézar Azpilicueta, em recém entrevista explicou esse momento positivo da equipe defensivamente: “Como equipe defendemos e trabalhamos juntos. É no que mais melhoramos. Além disso, os atacantes pressionam na frente e ajudam atrás.”

“Somos muito fortes na estatísticas defensivas pela coragem e os comportamentos individuais e coletivos dos jogadores. Defendemos muito ativos e agressivamente, com enorme solidariedade. Essa é a chave”, finalizou o espanhol.

Balanço de jogos

Thomas Tuchel tem até aqui 21 jogos no comando do Chelsea. O retrospecto aponta um bom trabalho do treinador alemão com 14 vitórias, 5 empates e apenas 2 derrotas desde que assumiu os ingleses.

Números defensivos

Agora, destacando os números defensivos neste recorte de 21 partidas são:

  • 16 partidas sem sofrer gols
  • 2° melhor defesa da Premier League
  • 9 gols sofridos

Edouard Mendy

Sempre que, falamos de um bom time defensivamente, existe a famosa frase: “Todo grande time começa por um grande goleiro.” O Chelsea não fica fora disso, e encontrou nas mãos do senegalês Édouard Mendy seu grande goleiro.

O camisa 16 do time londrino tem números expressivos não só na Premier League, mas também na Champions. No campeonato nacional, Mendy disputou 27 partidas, sofrendo 22 gols e ficando 15 partidas sem levar gols.

Na Champions, o arqueiro tem 9 partidas e sofreu apenas 2 gols, assim, sem receber gols em 7 partidas.

Desafio

Portanto, o Real Madrid terá como desafio, se quiser chegar a mais uma final de Liga dos Campeões, furar o bloqueio defensivo do Chelsea de Thomas Tuchel, pois Zidane e seus jogadores terão que traçar a melhor estratégia para isso.